CONTATO | SIGA A SBC

Falecido no último dia 8 de abril, Eduardo Tadao Takahashi recebe aqui uma justa e póstuma homenagem desta Sociedade Brasileira de Computação.


Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp, Tadao Takahashi foi um dos nomes pioneiros da implantação da Internet no Brasil: fundou, em 1989, a Rede Nacional de Pesquisas do Brasil (RNP) que, juntamente com outras redes acadêmicas, formou a base para a fundação da Internet brasileira. Tadao dirigiu a RNP até 1996. 

Comprometido com a questão da inclusão digital, reafirmava sempre a importância em prover a Internet para aqueles que não poderiam pagar por ela e de difundi-la para além das grandes cidades. Em sua inestimável contribuição seguiu ainda em outros feitos: em 1999, criou e coordenou o Programa Nacional para a Sociedade da Informação do Brasil (SOCINFO), que tinha como objetivo a expansão do uso estratégico da Internet no país; na ONU, foi conselheiro da Aliança Global sobre Tecnologia da Informação, atuando em questões como a inclusão digital, e coordenador de planejamento do Núcleo de Estudos Sobre o Futuro da Unesco; e ainda atuou em diversos órgãos internacionais para a formulação de políticas públicas ligadas à tecnologia da informação e comunicação.

Entrou, em 2017, para o Hall da Fama da Internet, prêmio que homenageia pioneiros no desenvolvimento da internet. Tadao recebeu o reconhecimento na categoria Conectores Globais, concedida aos que contribuíram para o crescimento, conectividade e uso da Internet em uma escala global ou dentro de uma região específica com impacto global.

A SBC lamenta muito o falecimento de Tadao Takahashi, que deixa um legado de trabalho e planejamento em prol da construção da rede acadêmica de computadores no Brasil. E, como complemento às nossas condolências aos familiares e amigos, convida Flávio Rech Wagner, Presidente da ISOC Brasil, para somar em nossas sinceras manifestações em memória ao colega: 


“Tadao deixa enorme legado, um dos principais articuladores da Internet no Brasil e fundador da RNP. Um grande entusiasta, visionário e realizador. Antes da pandemia, por sua iniciativa, nos reunimos em um restaurante em Salvador para conversar sobre possíveis cooperações com a SBC”.
Raimundo J de A Macêdo, Presidente da SBC

Como atual Presidente da ISOC Brasil, o capítulo brasileiro da Internet Society, e falando em nome de uma imensa comunidade internacional de pessoas e instituições vinculadas à Internet Society, que lutam continuamente pelo desenvolvimento de uma Internet aberta, inovadora, inclusiva e confiável, eu trago nossa homenagem muito especial ao Tadao, um pioneiro da Internet no Brasil, um dos fundadores de nosso capítulo e um dos poucos brasileiros conduzidos ao Internet Hall of Fame da ISOC, pelo conjunto de sua excepcional trajetória. Seremos sempre gratos à sua visão e a suas múltiplas contribuições”.
Flávio Rech Wagner, Presidente da ISOC Brasil