CONTATO | SIGA A SBC

A SBC dá as boas-vindas aos estudantes ingressantes em cursos de graduação em Computação com um evento especial realizado na próxima quarta-feira, dia 4 de maio, às 18h. A Calourada SBC 2022 acontece pela primeira vez e será realizada em formato on-line, com transmissão no canal do YouTube da Sociedade Brasileira de Computação.

Promovido pela Comissão de Educação da SBC, o evento tem como objetivo familiarizar os estudantes com a área de Computação, aproximando-os da Sociedade,  aumentando a sua motivação e estimulando sua permanência nos cursos. Para isso, buscou incluir os alunos desde a escolha do tema a ser trabalhado. Em 1h30 de programação, três convidados irão discutir sobre “Inteligência Artificial e Aprendizagem de máquina: O uso da IA no dia-a-dia e a sua interação com as atividades humanas”. 

A mesa contará com as presenças de Teresa Bernarda Ludermir, professora titular de Inteligência Artificial do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Rodrigo Coelho Barros, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Inteligência de Máquina e Robótica (MIR) e do Machine Learning Theory and Applications Lab (MALTA); e José Rodrigues de Lima Neto, estudante do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), cientista de dados no CESAR Recife, e Machine Learning Engineer na startup TUTOR-IA. 

A mediação será feita por André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, vice-presidente da SBC, professor titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), e coordenador da rede IARA, Inteligência Artificial Recriando Ambientes. Ainda entre os participantes, fazendo a abertura do evento, dando as boas-vindas e representando a SBC, estarão o Presidente da Sociedade, Raimundo Macêdo, e a Diretora de Educação, Itana Gimenes. 

TEMA FOI ESCOLHIDO PELOS ALUNOS

Bastante atual, a temática ‘Inteligência Artificial e Aprendizagem de máquina’ foi escolhida pelos próprios alunos ingressantes. De forma interativa, estudantes de todo o Brasil participaram de uma votação em que eram propostos quatro temas: “Inteligência Artificial e Aprendizagem de máquina: O uso da IA no dia-a-dia e a sua interação com as atividades humanas”, “Ética em computação: Qual o impacto social dos algoritmos e quais os seus limites de interferência na vida das pessoas?”, “Segurança e privacidade de dados: A segurança e os riscos de ter dados pessoais em sistemas automatizados: meios, cuidados e direitos” e “Gênero e preconceito na profissão: Enfrentamento de barreiras no exercício da carreira”.

Foram 650 respostas e 57,5% delas optaram por esse assunto. “O tema Inteligência Artificial e sua influência na nossa vida cotidiana tem sido veiculado intensamente na mídia em vários aspectos, como conectar e tomar decisões presentes no nosso dia a dia, e também nas questões éticas que afetam a convivência humana. A IA já existe há muito tempo, mas tem evoluído rapidamente com os avanços da computação, afinal, ela toma a forma de um sistema computacional poderoso, capaz de processar grandes volumes de dados, conectar inúmeros dispositivos de hardware, utilizar diversos modelos matemáticos e tomar decisões”, explica Itana Gimenes, Diretora de Educação da SBC. 


De acordo com a Diretora, a Sociedade pretende calendarizar o evento, passando a realizá-lo anualmente, e incrementando-o com  jogos e gincanas, entre outras possibilidades. Todas as atualizações e informações do evento serão publicadas na página https://www.sbc.org.br/home/educacao/boas-vindas-da-sbc .