CONTATO | SIGA A SBC

Evento reunirá mais de 350 participantes em competição universitária que classifica para etapa mundial

 

Gramado irá concentrar nos próximos dias todas as atenções dos entusiastas da Tecnologia da Informação e Programação. Isso porque a cidade recebe, de 31 de março a 2 de abril, a Final Brasileira da XXVI Maratona SBC de Programação, etapa nacional de uma das maiores, mais antigas e prestigiadas competições de programação do mundo, o International Collegiate Programming Contest (ICPC). Serão mais de 350 participantes, entre estudantes e professores representando 56 universidades de todo o país, reunidos em três dias de atividades intensas. Na cidade, a competição acontecerá no Centro de Eventos do Hotel Master Premium.

“A etapa brasileira reúne algumas das nossas e dos nossos prodígios na programação das universidades brasileiras para uma prova de cinco horas, com problemas complexos e que requerem muita habilidade em técnicas avançadas de programação, além da capacidade de trabalho em equipe e sob pressão”, explica o diretor da Final Brasileira 2021/22, o professor Weverton Cordeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A 26ª edição da Maratona SBC de Programação volta a acontecer presencialmente depois de dois anos de realização online por conta da pandemia. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a final brasileira acontece pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul e é aguardada com bastante expectativa por alunos e professores da área. E, para garantir a segurança dos participantes, a Maratona seguirá rigorosos protocolos sanitários, com a realização de testagem em larga escala, além da distribuição e exigência de uso de máscara de proteção.

Final
A Final Brasileira reunirá os 60 melhores times de universidades de todas as regiões brasileiras, classificados na primeira fase realizada de forma online, em outubro de 2021. A primeira etapa contou, ao todo, com 534 times de 127 instituições brasileiras.

Cada um dos times participantes da final é formado por três estudantes universitários e um técnico que, em maioria, são professores das instituições. Em uma primeira seletiva, serão premiados os melhores times e universidades de cada uma das cinco regiões do país. Em seguida, a melhor equipe será premiada como campeã com o troféu Maratona SBC de Programação.

Por fim, alguns dos times mais bem classificados, no máximo um por universidade, serão convidados para a próxima e última fase da competição, a Final Mundial do ICPC. A próxima edição da final mundial, adiada devido à pandemia e na qual concorrerão os times finalistas classificados nas regionais mundiais de 2020, ocorrerá em novembro de 2022 em Dhaka, Bangladesh. Nos últimos anos a competição tem reunido, em média, mais de 20 mil estudantes representando mais de 3 mil universidades competindo em mais de 400 locais em etapas regionais da primeira fase.

“Essa competição serve como uma importante vitrine para os estudantes competidores super disputados no mercado de trabalho pelas gigantes nacionais e mundiais em tecnologia da informação. Há também muitos ex-competidores que têm seguido carreiras como pesquisadores em empresas e instituições reconhecidas do grande público, bem como na formação de start-ups”, salienta Cordeiro.

Como parte da regional sul-americana da competição mundial, a prova aplicada na Maratona é simultaneamente aplicada em outros países na América Latina, como México, Argentina, Colômbia, Cuba e Chile. A Final da Maratona SBC de Programação conta com patrocínio da VTEX Brasil, CNPq, Beecrowd, BR Digital Telecom e Instituto Criativo.

Sobre a Maratona
A Maratona SBC de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que existe desde 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest. A competição é destinada a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos estudantes criatividade, capacidade de trabalho em equipe, busca de novas soluções de software e habilidade de resolver problemas sob pressão.