CONTATO | SIGA A SBC

A um ano das eleições gerais de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a abertura dos códigos-fonte de uma urna eletrônica e do sistema eletrônico de votação para conferência pela sociedade civil. O presidente da SBC, professor Raimundo Macêdo, participou da cerimônia virtual de abertura do ciclo de transparência democrática eleições 2022.

"A sociedade civil organizada, através das sociedades científicas, precisa exercitar esse dever cívico democrático de colaborar com a transparência dos processos, para legitimar os processos eleitorais que a gente tem. Defendemos esses princípios fundamentais da democracia, em vários níveis", opina o professor Macêdo.

Para a solenidade, o TSE convidou também os presidentes de partidos com representação no Congresso Nacional e os 12 integrantes do Observatório de Transparência das Eleições, para o qual foram indicados pela SBC os professores universitários Alfredo Goldman (titular) e Paulo Lício de Geus (suplente). Estiveram presentes também autoridades eleitorais de entidades como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o Idea Internacional e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore), que atuam como observadores em diversos pleitos na América.

A abertura do código-fonte da urna eletrônica é uma ação que acontece regularmente seis meses antes dos anos eleitorais. Esta é a primeira vez que o TSE dá o prazo de um ano para que os partidos avaliem o código fonte. A cerimônia aconteceu no último dia 4 de outubro.