CONTATO | SIGA A SBC

A sua Excelência o Senhor Geraldo Alckmin
Governador do Estado de São Paulo
 

Excelentíssimo Senhor Governador,

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) manifesta sua indignação com a decisão do governo paulista de interferir nos critérios de distribuição de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). 

Tal decisão contraria a Constituição Paulista, que prevê o repasse de 1% das receitas estaduais à Fundação "como renda de sua privativa administração".

A FAPESP é reconhecida nacional e internacionalmente como uma agência de financiamento moderna e eficiente que investe recursos públicos segundo critérios rígidos de avaliação de mérito e controle de qualidade. Tal investimento tem contribuído significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado de São Paulo e do país. Forçar a fundação a executar gastos segundo critérios políticos definidos pelo governo e não por mérito científico-tecnológico é um grave desrespeito à comunidade científica, às centenas de empresas apoiadas pela FAPESP e ao povo de São Paulo.

No passado, a FAPESP serviu de modelo de alta qualidade para a criação de FAPs em outros estados brasileiros; não podemos admitir que, agora, ela se torne um exemplo negativo por iniciativa do governador, de seu vice e da assembleia legislativa paulista. Esperamos que os deputados de São Paulo e o governador Geraldo Alckmin revertam essa decisão equivocada e contribuam para o desenvolvimento do país restaurando o orçamento da FAPESP e a ela garantindo a mesma autonomia da qual ela dispôs em seu meio século de existência.


Cordialmente,


Prof. Dr. LISANDRO ZAMBENEDETTI GRANVILLE (UFRGS)                             
Presidente da Sociedade Brasileira de Computação   

 

Clique aqui para acessar a cópia do documento ofical em PDF.