CONTATO | SIGA A SBC

Desafio Ideas for Milk busca soluções que otimizem produção de leite.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lançou, em agosto deste ano, o desafio Ideas for Milk, que visa selecionar startups que desenvolvam inovações para o mercado do leite. Após a realização de oito etapas regionais, a companhia selecionou oito finalistas para a final, a ser realizada no dia 13 de dezembro.

Quem está responsável pelo desafio é a Embrapa Gado de Leite e o chefe-geral da empresa, Paulo do Carmo Martins, explica que a companhia busca soluções que auxiliem na produção do leite, ou mesmo que facilite a tomada de decisão. Na área de Internet das Coisas (IoT), este setor ainda está defasado. “O agronegócio do leite brasileiro ainda não participa da quarta revolução industrial, a da Internet das Coisas”, afirma.

Na final, as cinco primeiras colocadas receberão certificados apontando sua colocação, enquanto as três startups com maior pontuação serão convidadas a negociar com representantes de grandes empresas ou investidores do setor.

Já a vencedora será convidada a visitar as unidades das empresas realizadoras ou parceiras do evento, com oportunidades de parcerias e investimentos. Por fim, além do título de campeã do Ideas for Milk, ela também ganhará um enxoval da marca da startup, que consiste na criação da logomarca (caso não exista), produção gráfica de papelaria básica (envelope, papel timbrado, pasta e cartão de visita) e produção de brindes, tudo com a aprovação prévia da vencedora.

Veja os oito finalistas do desafio:

SCL Rota – Sistema de Coleta de Leite

O SCL Rota é uma plataforma composta por um aplicativo para dispositivos móveis utilizado para realizar coleta de dados em campo e um software web para gestão remota do processo. Criada por Otavio Fernandes e Juscelino Pereira, a solução é capaz de automatizar o processo de coleta e captação de leite de laticínios e cooperativas ponta a ponta. Além disso, os dados coletados podem ser integrados ao ERP da empresa.

Salvati & Morais

O Systech feeder é um sistema integrado de hardware e software que monitora em tempo real o consumo de concentrados por bezerras. Desenvolvido por Gustavo Salvati e Nilson Morais, seu propósito é definir o momento do desaleitamento, otimizar tempo e mão de obra, promover ganho em desempenho e reduzir custo alimentar. Seu gerenciamento pode ser feito via dispositivo móvel, podendo futuramente abranger um software web.

Magistech Sistemas

Chamada Magis Coleta, a solução desenvolvida por José Paiva e Paulo Silva é um aplicativo para dispositivos móveis com sistema Android que aumenta a confiabilidade nos registros dos dados, evitando fraudes na captação do leite.

Meu Leite

O Meu Leite é um aplicativo móvel para rastreabilidade do leite que promete integrar consumidor, laticínio e fazenda. Ele é associado a um selo de qualidade que permite ao consumidor conhecer a origem do leite e derivados no momento da compra, identificando diferentes produtores. A solução também permite que os produtores conheçam seu alcance de venda. A solução foi desenvolvida por Marcos de Mattos e Job Neto.

SysLat

Baseada em sensoriamento, processamento e controle em tempo real, a solução de Heron Ávila e Roddy Antayhua, é um sistema de monitoramento do percentual de gordura do leite no processo de padronização, que utiliza um sensor para capturar a informação e apurar a qualidade dos produtos derivados.

Biossistec Jr.

O projeto é uma solução de hardware e software que capta imagens termográficas de vacas para detectar mastite (inflamação das mamas) em tempo real. Está sendo desenvolvida por Luciano Lulio e Inácio Júnior.

Bia Technology

A proposta é um sistema de bioimpedância elétrica para análise da qualidade de leite in-natura por meio da contagem de células somáticas, de acordo com os desenvolvedores Roberto Valicheski e Silvia Jacques. Ela é composta por um equipamento portátil, utilizado pelo transportador, com a função de analisar, processar e enviar ao produtor do leite os dados de temperatura.

Colly Química

A solução de Andrea Craveiro e Alexandre Andrade é um aplicativo móvel utilizado em conjunto com armadilhas para captura da mosca-do-estábulo. Com ela, é possível monitorar e controlar o nível de infestação da praga, que pode causar redução de até 50% na produção do leite em grandes infestações.

 

Via http://ipnews.com.br/