CONTATO | SIGA A SBC

Viabilizar o acesso livre à informação especializada em Computação, contribuindo para a Ciência Aberta. Isto é o que motiva a SBC a disponibilizar a SBC Open Lib (SOL), uma biblioteca aberta da SBC, viabilizando  todos os dias um trabalho incansável de disponibilizar publicações científicas da área da Computação para pesquisadores e profissionais.

Operando desde 2019, a SOL detém em seu acervo anais de eventos, periódicos de relevância nacional e internacional, livros e revistas e contabiliza hoje a marca de 50 livros e capítulos, 850 periódicos  e 11 mil anais de eventos. Em sua maioria, os trabalhos foram publicados nos mais de 40 eventos anuais realizados ou apoiados pela SBC, fomentando assim a publicação e o acesso livre e gratuito de pesquisas científicas em Computação de forma ágil e rápida, já que todos os trabalhos ficam disponíveis na mesma plataforma.

Além dos impressionantes números de publicações em pouco mais de dois anos, a SOL tem outros números aos quais se orgulhar. Nos últimos três meses, a plataforma contou com uma média de 69 mil visualizações únicas, ou seja, 69 mil pessoas acessaram o portal da SOL e realizaram consultas em seu acervo eletrônico. O que nos dá uma média diária de acessos de 22 mil usuários.

Das vantagens de se publicar resultados de pesquisas científicas na SOL é que os artigos são indexados no Google Scholar automaticamente e podem receber DOI (Digital Object Identifier), um padrão para identificação de documentos disponíveis na Internet, de uma forma segura. 

Para tudo isso ser possível, a Diretoria de Publicações (responsável pela SOL) conta com uma equipe especializada que coordena as publicações em conjunto com os coordenadores de eventos e editores convidados. 

Para o presidente da SBC, professor Raimundo Macêdo (UFBA), a SOL ganhou ainda mais relevância depois que a SBC aprovou em 2020 uma diretriz para que todas suas publicações sejam feitas no modelo aberto e na SOL.  Consistente com essa política, a SBC tem se empenhado para fortalecer a infraestrutura física e de pessoal da SOL.