CONTATO | SIGA A SBC

A IFIP (Federação Internacional para Processamento de Informações) celebrará os seus 61 anos de fundação durante o Congresso Anual da SBC, o CSBC, que acontecerá de 18 a 22 de julho de 2021. E para comemorar este momento especial, o CSBC receberá o professor Mike Hinchey - presidente da IFIP, para uma aula magna sobre a instituição e a necessidade de uma estrutura global para o desenvolvimento social e responsável das tecnologias de informação e de comunicação. A transmissão será aberta para a participação de toda a comunidade científica.

Mike Hinchey é professor de Engenharia de Software e, atualmente, é o chefe do Departamento de Ciência da Computação e Sistemas da Informação da University of Limerick (Irlanda). Com um currículo bastante extenso, Hinchey também atuou como diretor do Laboratório de Engenharia de Software da Nasa e foi premiado com o Nasa Kerley Award, o Hall da Fama de Inventores da Nasa, como Inovador do Ano. Apenas 36 pessoas no mundo são reconhecidas com essa premiação.

Sobre a IFIP

A IFIP (International Federation for Information Processing) foi fundada em 1960 após o primeiro Congresso Mundial de Computação, com o objetivo de apoiar e contribuir para o avanço da sociedade no processamento da informação, que hoje é conhecido como TIC (tecnologia de informação e comunicação) - e do nascimento da indústria da Computação. Hoje, a instituição trabalha juntamente com sociedades e associações de TIC comprometidas com o avanço científico, a atuação profissional de forma socialmente responsável. A IFIP é hoje um grande defensor da igualdade das TICs e empenha seus esforços juntamente com a UNESCO, as Nações Unidas e outras organizações para diminuir as desigualdades de tecnologia entre os países. Além disso, colabora com soluções que auxiliam no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e busca aumentar a conscientização e a compressão entre a comunidade de Ciência da Computação sobre os impactos da tecnologia e como as pessoas podem ter acesso a ela de forma igualitária. 

Serviço

IFIP: a global framework for the socially responsible development and application of information and communication technologies

Palestrante: Professor Mike Hinchey

Data: 20 de julho de 2021, das 12h às 13h15

Local: Congresso anual da Sociedade Brasileira de Computação

Aberto ao público