CONTATO | SIGA A SBC

A SBC endossa, apoia e participa da Marcha Virtual pela Vida, convite recebido da SBPC. Acompanhe a iniciativa na íntegra abaixo:

 

"No dia 29 de maio último, a SBPC e outras entidades - como a ABRASCO, Conselho Nacional de Saúde, CNBB, ABI, ANDIFES - lançaram a Frente pela Vida, com o objetivo de gerar uma mobilização de todos os setores da sociedade em torno da defesa da vida, principalmente em relação à gravíssima pandemia que nos assola. Sabemos que a ciência é uma ferramenta indispensável para o enfrentamento da pandemia e para a defesa da vida, sendo a vida tomada em seu sentido mais amplo. É nosso dever compartilhar isto com a sociedade brasileira e tentar convencer disto os governos nos seus diferentes níveis.

A SBPC convida todas as sociedades científicas a se engajarem e participarem dessa Frente, aderindo à Marcha Virtual pela Vida, a ser realizada no dia 9 de junho de 2020. A proposta da Marcha pela Vida, feita pela SBPC e acolhida pelas demais entidades, decorreu de nossa exitosa Marcha Virtual pela Ciência, da qual muitos de vocês participaram ativamente, e que atingiu mais de um milhão de pessoas nas redes sociais. Os objetivos da Frente e os pontos essenciais que ela defende estão sintetizados em um documento-base (em anexo).

A Marcha pela Vida terá a seguinte grade de programação geral e comum a todos os participantes:

  1. 1. 12h-13h: Tuitaço com a hashtag #MarchaPelaVida e uma Manifestação Virtual em Brasília, por meio do Manif.app
  2. 2. 13h-15h: Painel de depoimentos de pessoas de todos os setores sociais em torno dos 6 eixos do documento-base da Frente pela Vida;
  3. 3. 16h: Ato político de apresentação pública (e, também, possivelmente no Congresso Nacional) dos pontos essenciais da Marcha pela Vida contidos no documento-base.
  4. 4. 18h-19h: Programação cultural

Na manhã do dia 09/06 todas as sociedades, associações, organizações e entidades da sociedade civil, bem como todos os setores e movimentos sociais, estão convidadas a promover atividades as mais diversas associadas ao tema VIDA e em conexão com os pontos centrais do documento-base. Na ausência de programação própria, a entidade poderá se integrar à programação da SBPC (ou nas de outras entidades), que será realizada no período da manhã do dia 9 de junho.

A participação da sua sociedade científica pode ocorrer da seguinte forma:

  1. 1. Divulgação da Marcha pela Vida  nos seus canais de comunicação (em anexo: cartazes de divulgação e logo) e participação nas atividades nacionais do período da tarde do dia 9 de junho;
  2. 2. Realização de alguma atividade na manhã do dia 09/06 com opção aberta (painéis, lives, vídeos, palestras, etc), em torno dos 6 eixos da Frente pela Vida. As programações que tiverem essa característica serão divulgadas pela SBPC e pela Frente pela Vida.
  3. 3. Gravação e divulgação de vídeos curtos de convocação para participação na Marcha e de vídeos/depoimentos sobre os temas da Marcha. Esses vídeos deverão se divulgados nos próprios canais e mídias de suas entidades, usando a hashtag #MarchapelaVida e, se desejarem, marcando @SBPCnet para que possamos também promovê-los.

As sociedades ou entidades que quiserem aderir à Marcha, solicitar informações ou enviar materiais deverão utilizar o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Se marchamos pela ciência e tivemos tanto sucesso, com mais razão ainda, nesse momento da grave crise em que vive o Brasil, poderemos marchar juntos em defesa da vida e da democracia!"

 

Abraços e obrigado,

Ildeu de Castro Moreira

Presidente da SBPC