CONTATO | SIGA A SBC

A Sociedade Brasileira de Computação convida a comunidade a enviar propostas para organização do XLI Congresso da SBC (CSBC 2021) e XLII Congresso da SBC (CSBC 2022).

 

1. Sobre o Congresso:

O CSBC é um evento anual realizado normalmente no mês de julho. É o maior e mais importante evento da Sociedade onde professores, pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços científicos, tecnológicos, educacionais e políticos na área de Computação no país. Os últimos congressos têm atraído em média 1500 participantes de todo o Brasil. Em 2020, o CSBC será realizado em Cuiabá-MT (http://www.sbc.org.br/csbc2020).

 

2. Sobre a chamada:

Devido à envergadura do Congresso, encorajamos particularmente a submissão de propostas de grupos acadêmicos onde haja uma combinação de atividades de graduação e pós-graduação na área de Computação em geral, com um grupo de professores e pesquisadores razoavelmente consolidado.

 

3. Sobre a proposta:

A proposta deverá ser submetida através de um documento único (em formato PDF).

A proposta deverá obrigatoriamente seguir os itens abaixo:

1) Coordenador geral do evento e membros da equipe (todos devem ser associados à SBC em dia com a anuidade);
2) Instituição Executora;
3) Proposta de datas, o Congresso sempre ocorre no mês de julho. O congresso tem duração de 5 dias. Iniciando com o CQ no domingo e com a programação regular na segunda-feira indo até quinta-feira;
4) Oportunidade para realização de eventos prévios como o Curso de Qualidade no Domingo;
5) Breve descrição da capacitação da Instituição e da equipe em organização de eventos;
6) Descrição da cidade da conferência e facilidade de acesso, tais quais aeroportos próximos, acessos por via terrestre etc.
7) Descrição do local do evento, podendo ser na universidade, em centro de convenções etc. Descrever como estas opções se refletem no custo da conferência, o tamanho, o número e a acessibilidade das salas/espaços disponíveis, considerando que o CSBC possui 9 eventos BASE e, em geral, tem diversos eventos denominados SATÉLITES (total médio de 15 eventos), somando uma média de 24 eventos;
8) Possíveis patrocínios de empresas privadas e órgãos públicos;
9) Descrição do tipo de acomodação disponível (inclusive para estudantes);
10) Descrição dos possíveis eventos sociais e atrações turísticas do local;
11) Demais informações que julgar importante para análise do pedido.

As propostas serão avaliadas pelo Comitê Gestor do Congresso que, após a avaliação, as encaminhará para aprovação na Diretoria e Conselho da SBC, levando em consideração os seguintes critérios:

- Consistência da proposta;
- Experiência do proponente, de sua equipe e da instituição, especialmente em termos de organização de eventos similares (mesmo que em outras áreas, mas na mesma instituição);
- Suporte da comunidade local (equipe, universidade etc.);
- Apoio governamental e privado (cartas de apoio prefeitura, empresas etc.);
- Acessibilidade;
- Adequação do espaço físico;
- Adequação do tipo de acomodação (incluindo estudantes);
- Localização geográfica (a SBC priorizará candidaturas procurando um equilíbrio entre as regiões do Brasil)

 

4. Prazos:

A proposta deverá ser enviada até 21/11/2019. Enviar propostas e questões para eventos em sbc.org.br com cópia para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

5. Observações:

Em caso de mais de uma candidatura, o Comitê Gestor poderá, alternativamente, propor aos candidatos preteridos a organização dos congressos seguintes.

 

Atenciosamente,

Cristiano Maciel
Diretor de Eventos e Comissões Especiais - SBC