CONTATO | SIGA A SBC

A SBC participou do lançamento do Programa de enfrentamento à Desinformação com foco nas eleições 2020 e, na ocasião, assinou o termo de adesão à iniciativa.  O acordo de parceria foi assinado pelo presidente da SBC, professor Raimundo Macêdo, na cerimônia de lançamento do Programa, na sede do TSE, em Brasília, no último dia 30 de agosto.

Na ocasião, 34 instituições convidadas – entre partidos políticos e entidades públicas e privadas – assinaram o termo de adesão ao Programa, que tem por finalidade enfrentar à desinformação e os seus efeitos negativos à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores envolvidos no pleito eleitorais.

Ao apresentar o programa, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, afirmou que o enfrentamento dos problemas exige a adoção de ações de curto, de médio e de longo prazos, apoiadas em diversas áreas do conhecimento humano. Ela ressaltou que a iniciativa se justifica pela existência de práticas reprováveis de desinformação, como também pela necessidade, cada vez maior, de assegurar a credibilidade do processo de execução das eleições.


Sobre o Programa

O programa foi organizado em seis eixos temáticos, que versam sobre: (1) a organização interna da estrutura organizacional da Justiça Eleitoral e a definição das respectivas atribuições contra a desinformação, (2) a alfabetização midiática e informacional, (3) a contenção à desinformação, com foco na coibição da proliferação de informações falsas, (4) a identificação e checagem da desinformação, que busca o aperfeiçoamento de métodos que possam ser aplicados na identificação de possíveis práticas de disseminação de conteúdos falaciosos, (5) o aperfeiçoamento do ordenamento jurídico e (6)  o aperfeiçoamento do uso de recursos tecnológicos em prol do enfrentamento à desinformação.

Antes da assinatura do termo de adesão, a ministra Rosa Weber anunciou o lançamento de uma página na Internet que reunirá informações sobre a desinformação e, também, de um livro que é fruto do resultado dos debates ocorridos no Seminário Internacional Fake News e Eleições, realizado em maio deste ano, no TSE. A obra está disponível no Portal do Tribunal.

O site do programa pode ser acessado por meio do link http://www.justicaeleitoral.jus.br/desinformacao/#

Acesse o termo de coorperação por meio do link http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/category/210-termos-de-cooperacao

Fonte: ASSCOM TSE / Marketing SBC