CONTATO | SIGA A SBC

 A SBC liberou hoje o acesso para toda comunidade à nova Biblioteca Digital, o portal SBCOpenLib – SOL. Com o objetivo de viabilizar o acesso à informação especializada em Computação, o acervo é composto por anais de eventos, periódicos de visibilidade nacional e internacional, livros e gibis. O desenvolvimento da plataforma foi pautado nas demandas informacionais dos usuários da área da Computação, composta por estudantes, educadores, profissionais e demais interessados. Os sistemas utilizados para catalogação e publicação são o Open Journal System (OJS) e o Open Monograph Press (OMP), ambos desenvolvidos pelo Public Knowledge Project (PKP) e utilizados mundialmente pelas maiores instituições de ensino e pesquisa.

A administração do portal é realizada pelo Setor de Publicações da SBC, representado pelo Diretor de Publicações, Prof. Dr. José Viterbo Filho. Neste promeiro momento, a plataforma disponibiliza publicações da área da Ciência da Computação, desde 2004 até o momento atual. No entanto, visando à preservação digital de documentos e a valoração histórica da informação, a SOL digitalizará, futuramente, muitas publicações impressas, disponibilizando-as em seu catálogo.

 A informação na área da Computação possui, como principal característica, a atualização constante, demandando fontes que disponham de conteúdo acessível, qualificado, relevante e atualizado. Pensando na necessidade da nossa comunidade, a SOL publicará os anais dos mais de quarenta eventos realizados anualmente pela SBC, incluindo simpósios, workshops, escolas regionais e o Congresso da Sociedade Brasileira da Computação – CSBC. Além disso, publica cinco revistas nacionais e seis internacionais. Em seu catálogo estão presentes 22 livros, destacando-se as séries Jornadas de Atualização em Informática e Tópicos em Sistemas de Informação. O Almanaque para Popularização de Ciência da Computação é voltado para o público juvenil, despertando o interesse pela área.

Visando projetar-se nacionalmente como a principal base de conteúdo científico da área da Computação, a SOL está em em fase inicial, recebendo conteúdos diariamente e buscando o aprimoramento da experiência do usuário. Neste sentido, estão sendo coletadas informações de acesso e uso do conteúdo científico do portal por parte dos usuários, visando mapear as modificações necessárias para melhorias nos quesito de usabilidade e experiência do usuário.

A plataforma pode ser acessada através do site da SBC ou diretamente em http://www.sbc.org.br/sol