CONTATO | SIGA A SBC

No encontro, em Brasília, a SBC teve a oportunidade de compartilhar seu trabalho com atuação nacional, que tem entre os focos o ensino da Computação na Educação Básica.

 

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) apresentou ao novo comando do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) as principais pautas da entidade. Na última sexta-feira, 18 de janeiro, o presidente da SBC, Lisandro Zambenedetti Granville, esteve em audiência com o ministro Marcos Pontes e o secretário Paulo César Alvim, em Brasília. Com representação no País inteiro e em todas as áreas da Computação, a SBC possui mais de 33 mil associados e colabora com importantes entidades nacionais como CNPq, CAPES, MEC, TSE,CGI.br, Softex, entre outros.

Junto ao MCTIC, especificamente, os principais pontos convergentes com o ministério ocorrem por meio do levantamento de tópicos de interesse nacionais na área, junto aos projetos da Lei de Informática e da Lei do Bem. Atualmente, a SBC desenvolve para o MCTIC uma nova versão do seu sistema de seleção de projetos (JEMSv3), bem como está à frente da criação de um observatório de competências em TI.

No encontro, que durou cerca de 30 minutos, a SBC teve, ainda, a oportunidade de elencar ao Ministro do MCTIC as suas principais diretrizes e eventos para ano de 2019. Lisandro Granville destacou temas como a regulamentação da profissão, a defesa do livre exercício da profissão, o ensino de Computação na Educação Básica, as diretrizes curriculares da SBC e a importância de projetos de P&D internacionais. SBC também aproveitou a oportunidade para convidar o MCTIC a participar de dois dos seus principais eventos: o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos - SBRC 6-10 maio, Gramado) e do Congresso da SBC (14-18 julho, Belém).

 

Para saber mais sobre os eventos da SBC, acesse o nosso calendário aqui.