CONTATO | SIGA A SBC

A área de pesquisa em Sistemas de Informação (SI) busca compreender a Computação como meio ou instrumento para a solução de problemas do mundo real, da sociedade e das organizações. Seu caráter aplicado e multidisciplinar torna-a um desafio, exigindo uma reflexão mais profunda não somente sobre as tecnologias construídas como em relação aos seus desdobramentos quando aplicadas na prática. O estabelecimento de uma visão comum dos desafios enfrentados pela área se faz necessário, como forma de direcionamento de esforços visando a solução dos grandes problemas atuais do país.
 
Com o objetivo de prospectar as questões de pesquisa na área de Sistemas de Informação que serão importantes para a ciência e para o país num período de 10 anos, a Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) aprovou em 2016 a realização de um seminário acerca de Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil, o GranDSI-BR, sob coordenação dos professores Clodis Boscarioli, Renata Araujo e Rita Suzana P. Maciel, que culminou no agrupamento de temas em 4 grandes desafios: (i) Sistemas de Sistemas; (ii) Sistemas de Informação no Mundo Aberto; (iii) Complexidade do desenvolvimento de Sistemas de Informação; (iv) Visão Sociotécnica de Sistemas de Informação.
 
O livro “I GranDSI-BR – Grand Research Challenges in Information Systems in Brazil 2016 – 2026”, compilada a partir dos principais trabalhos apresentados naquele seminário, acaba de ser publicado. A obra, com 14 capítulos, traz reflexões da comunidade de Sistemas de Informação (SI) sobre os atuais desafios da área, com possibilidades de inspirar e nortear os rumos da pesquisa em SI no país para os próximos anos. A expectativa dos organizadores é que os Grandes Desafios apresentados sirvam como princípio norteador para o desenvolvimento de projetos que produzam avanços científicos significativos, com aplicações sociais e tecnológicas.
 
O livro está disponível para download, de forma gratuita, no site da CESI/SBC. Acesse: http://www2.sbc.org.br/ce-si/arquivos/GranDSI-BR_Ebook-Final.pdf