CONTATO | SIGA A SBC

O Programa Meninas Digitais, da Sociedade Brasileira da Computação (SBC) tem como objetivo divulgar a área de Computação para despertar o interesse de estudantes do ensino médio/tecnológico ou dos anos finais do ensino fundamental, para que conheçam melhor a área e, desta forma, motivá-las a seguir carreira em Computação. As ações do Programa são diversificadas: oferta de minicursos e oficinas; realização de dinâmicas; palestras com estudantes e profissionais que já atuam na área compartilhando suas experiências etc.

Tal Programa teve início em 2011 sob a coordenação da Secretaria Regional da SBC – Mato Grosso e, em 2015, foi institucionalizado pela SBC como programa de interesse nacional da comunidade.

Para viabilização desta iniciativa, o Programa conta com a colaboração de multiplicadores desta proposta, que realizam ações no contexto de projetos relacionados em suas instituições e estabelecem parcerias, de forma a disseminar esta ideia no território nacional.

Para compartilhamento de informações, o programa conta com os seguintes canais de comunicação:

- Site com informações dos Projetos: meninasdigitais.sbc.org.br

- Facebook: www.facebook.com/meninasdigitaisSBC

- Google Goups: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Site com informações do Programa: https://sbcmt.wordpress.com/meninasdigitais/

Para que um projeto faça parte do Programa Meninas Digitais é necessário que a coordenação do projeto envie informações gerais sobre o mesmo (instituição, cidade, estado, objetivos, participantes) para os coordenadores do Programa via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Sugere-se fortemente que o projeto tenha o nome "Meninas Digitais" acompanhado de uma identificação da instituição, cidade ou estado. Por exemplo: Meninas Digitais - Regional Mato Grosso, Meninas Digitais - Regional Mato Grosso: Tangará da Serra, Meninas Digitais - Regional Sul: UFSC.

Entretanto, também podem fazer parte do Programa projetos cujos nomes destacam aspectos regionais como Cunhantã Digital (da UFAM em Manaus) e Gurias na Computação (da UNIPAMPA em Alegrete). Também, temos uma logo padrão, que pode ser usada e adaptada pelos interessados.

Ressaltamos que independente do nome e logo do projeto é imprescindível que os objetivos estejam alinhados com a proposta do Programa Meninas Digitais. Além disto, é muito importante que os secretários regionais da SBC sejam comunicados pela coordenação do projeto sobre a sua criação.

Coordenação Nacional do Programa:

Prof. Cristiano Maciel (Conselheiro da SBC; professor da UFMT - Cuiabá)

Profa. Karen da SIlva Figueiredo (Representante Institucional da SBC-MT na UFMT, professora da UFMT - Cuiabá)