CONTATO | SIGA A SBC

O "Fique no Lar" é uma iniciativa de estudantes e pesquisadores que vem contribuindo com a geração de renda de pequenos e médios comerciantes em meio à pandemia de Covid-19. A plataforma é gratuita para empreendedores de todo o país e foi desenvolvida pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Já atende aproximadamente 800 estabelecimentos em 11 estados (Ceará, Bahia, Maranhão, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul e Pará). O Projeto #FiqueNoLAR se diferencia pela menor burocracia para que o empreendedor se cadastre. Uma vez cadastrado o estabelecimento, toda a negociação é feita entre o cliente e o comerciante, não havendo intermediação pela ferramenta. O objetivo é dar visibilidade, conectar os consumidores com os pequenos e médios serviços e comércios de cada região, que são os mais afetados pela crise.

Diferente de outros serviços de venda on-line, o professor Wendell Rodrigues destaca que a plataforma #FiqueNoLar se diferencia pela menor burocracia para que o empreendedor se cadastre. “Ao se cadastrar um estabelecimento, ele estará automaticamente disponível. A interação entre consumidor e comerciante acontece de forma direta entre eles. Estamos disponibilizando apenas uma ferramenta sem intuito de fazer parte da negociação”, ressalta. Com as atividades suspensas nas instituições de ensino superior do Estado para prevenir o coronavírus, o professor explica que a equipe se utilizou de reuniões online por meio por meio do Whatsapp e videoconferências para se mobilizar. Ele estima um investimento de pelo menos R$ 20 mil para manter a plataforma no ar. O #FiqueNoLar funciona no desktop e também como se fosse um aplicativo carregado no navegador do próprio celular.

A plataforma é voltada para os pequenos negócios, para que esses tenham maior visibilidade e, assim, consigam entregar seus produtos e ou serviços. Devido aos casos de corona vírus, o isolamento é necessário. Para evitar perdas econômicas e financeiras no município, o #FiqueNoLar surge como uma ferramenta para facilitar a divulgação dos estabelecimentos que prestam serviços em casa, fazem entregas em domicílio ou oferecem serviços de retiradas de produtos.

 

Coordenação do projeto: Prof. Reinaldo Bezerra Braga

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Páginahttp://www.fiquenolar.ifce.edu.br