CONTATO | SIGA A SBC

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) acaba de instaurar o Código de Ética da Instituição, voltado para reger o mercado de Informática no Brasil. Foi instaurada também uma Comissão de Ética que será presidida pelo professor e Diretor de Relações Profissionais Roberto Bigonha. A Comissão também terá como membros: Carlos José Pereira de Lucena, Flávio Rech Wagner, Itana Gimenes e Paulo César Masiero.

A Comissão surge para zelar pela ética do exercício aos profissionais de Informática, esclarecer a Sociedade sobre seu papel na regulação de normas éticas aplicáveis a esse exercício e atuar como órgão judiciante nos litígios éticos que tenham por objeto o exercício profissional de Informática. Além disso, a Comissão passará a oferecer Assessoria técnica na conduta ética na área de Informática, fornecendo orientação a órgãos públicos e sociedade em geral, sempre que solicitada.

Também estão programadas reuniões anuais da Comissão durante as realizações do Congresso da SBC e extraordinariamente, sempre que solicitada pelo Presidente. De acordo com Bigonha, “O Código de Ética estabelece um padrão de conduta dos profissionais de Informática no exercício de sua profissão. E a Comissão de Ética tem, por sua vez, o papel de interpretar e aplicar o Código sempre que necessário”.

Regimento Comissão de Ética
Código de Ética