CONTATO | SIGA A SBC

ProDTeA1Diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação têm surgido nos últimos anos e o cenário que constitui seu uso vem sofrendo mudanças. Esse avanço não deveria inserir barreiras para pessoas com deficiência e sim favorecer sua inclusão na sociedade. Neste sentido, torna-se necessário desenvolver estratégias de acessibilidade visando minimizar os obstáculos causados pela deficiência.

Nesse contexto, o ProdTea (Projeto e Desenvolvimento de Tecnologias Acessíveis) visa envolver os discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus de Russas, em atividades relacionadas com o desenvolvimento de tecnologias acessíveis para estudantes do ensino fundamental e médio da cidade de Russas e região do Vale do Jaguaribe, tendo como fim a entrega de uma solução tecnológica acessíveis voltada para resolução de problemas de pessoas com deficiência. A inserção do ensino do pensamento computacional e práticas de programação no contexto escolar trazem benefícios para a evolução do aluno, promovendo diversas capacidades que contribuem para melhorar o raciocínio lógico dos estudantes.

Os discentes da UFC envolvidos no ProdTea disponibilizam diferentes cursos para alunos de escolas públicas sobre planejamento, prototipação e construção de aplicativos acessíveis, oferecendo a esses estudantes a oportunidade de conceber, projetar, implementar e testar aplicativos voltados para resolução de problemas de pessoas com deficiência. Os aplicativos serão projetados usando protótipos de baixa e alta fidelidade e serão implementados utilizando uma linguagem visual, baseada em blocos, voltada para criação de aplicativos. Os discentes envolvidos no projeto terão a oportunidade de participar de cursos e, além disso, interagir com a comunidade em busca de um problema para o qual possam elaborar uma solução computacional acessível. Esta ação de extensão promove a integração da comunidade local com a comunidade acadêmica e se apresenta como um instrumento de divulgação dos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC - Campus de Russas.

 

Coordenação do Projeto: Profa. Dra. Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Instagram: @prodteaufc

Facebook: @prodteaufc