CONTATO | SIGA A SBC

O projeto Guia do Pensamento Computacional para a Família surgiu dentro do contexto da Pandemia da COVID-19 como uma forma de levar entretenimento, conhecimento e diálogo para os lares. O Guia é um dos produtos desenvolvidos pelo Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional - PENSA RN (IMD-UFRN), em parceria com a aluna de Mestrado Soraya Roberta dos Santos Medeiros (PPgITE-IMD-UFRN) e o Laboratório de Tecnologias Educacionais (LTE-CE-UFRN).

O Guia é gratuito, de baixo custo computacional, disponível on e offline em formato PDF e tem como público alvo, em sua primeira versão, crianças de 5 a 11 anos de idade, que pode ser mediado pelos pais ou responsáveis. Ele foi pensado para abranger pessoas que não possuem conhecimentos sobre Pensamento Computacional e que ao terem acesso ao conteúdo podem aplicá-lo em seu cotidiano ampliando a forma como analisam e resolvem os problemas. A primeira versão encontra-se dividida em atividades que podem ser executadas sem sair de casa com o foco nos pilares do Pensamento Computacional (abstração, decomposição, reconhecimento de padrões e algoritmos). Nesse sentido, serão elaboradas outras versões para que possa ser trabalhadas em espaços não formais de aprendizagem. 

Em cada versão disponibilizada um link para o preenchimento de um formulário para validarmos uma proposta e gerarmos um feedback junto ao nosso usuário. A validação e a organização da primeira versão foram publicadas no formato de artigo completo durante o Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020). Além dele, outros eventos estão convidando ao autores e divulgando o material, o que tem proporcionado o início de parcerias com outras iniciativas pelo país.

 

Coordenação do projeto : Profa. Cibelle Martins

ContatoEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Páginapensarn.imd.ufrn.br