CONTATO | SIGA A SBC

Os Gibis estão em produção desde 2011 em 2014 tornaram-se um projeto de popularização para Computação cuja nomenclatura foi adotada como "Almanaque para Popularização de Ciência da Computação". E foram fomentados pontualmente por projetos vinculados ao CNPq, CAPES, FAPITEC, INPI(Instituto Nacional da Propriedade Industrial), algumas universidades privadas, tais  como FSMA (Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora-Macaé) e UNISEP (União de Ensino do Sudoeste do Paraná); federais, tais como, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos); estaduais, tal como Universidade de São Paulo (ICMC/ USP).

Os Volumes foram categorizados em Séries especificas que englobam diferentes áreas da Ciência da Computação. A Série inicial, intitulada de Série 1 corresponde aos temas relacionados à Informática, Ética e Sociedade.  A Série 2 corresponde à temas relacionados à Inteligência Artificial (IA). A Série 3 corresponde à gibis relativos à área de Propriedade Intelectual para Ciência da Computação, desenvolvidos em colaboração com a Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A Série 4 conta com gibis na área de Computação Afetiva. A Série 5, corresponde a  gibis na linha de Estrutura de Dados. A Série 6, corresponde à enredos englobando a área de metodologia cientifica e tecnológica.  A Série 7 envolve o tema na linha de Pensamento Computacional.  A Série 8 trata sobre Banco de Dados. A Série 9 corresponde a gibis na linha de Interação Humano-Computador. A Série 10, "Série aniversário" traz historias de Mulheres Empoderadas. A Série 11 foca em gibis na linha de Processamento de Imagens. 

Atualmente algumas Séries estão em processo de concepção de enredo e, outras, encontram-se em processo de ilustração e diagramação.

Os gibis estão disponíveis online em:

http://almanaquesdacomputacao.com.br/

http://almanaquesdacomputacao.com.br/gutanunes/publication.html

A Série 3 também esta disponível no site público do INPI em http://www.inpi.gov.br/publicacoes

 

 

Para saber mais, por favor contactar a coordenadora do projeto Maria Augusta S. N. Nunes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).