CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC
Número 40-Ano 2014

Destaques desta Edição

 

Semana da SBC-participe!

A Semana da SBC 2014, realizada de 01 a 19 de outubro, tem como foco principal os estudantes. Durante este período, os Representantes Institucionais, com o apoio dos Secretários Regionais e da Diretoria de Secretarias Regionais, organizam eventos sobre a Sociedade para apresentar aos alunos o que a SBC promove para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação no Brasil.

Os alunos das categorias Estudante e Estudante associado à ACM podem associar-se ou renovar sua associação para 2015 com os valores atuais, sem reajuste, e ganham um brinde exclusivo da SBC. As demais categorias podem usufruir dos benefícios, porém, não receberão o brinde. A associação será validada a partir da confirmação dos pagamentos, com todos os benefícios garantidos ainda em 2014.

A associação ou renovação será válida de 01 de outubro de 2014 até dezembro de 2015. Todas as novas associações ou renovações deverão ser feitas pelo sistema de associados, acessado via Portal da SBC.

Para mais informações sobre a Semana da SBC acesse o Portal da Sociedade.


Destaques

 

Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas  escreve artigo na publicação da IFIP

Raimundo José de Araújo Macêdo, Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da Sociedade Brasileira de Computação, escreveu o artigo intitulado “Strengthening Inter-society Relations: the Brazilian Computer Society Case” na publicação da International Federation for Information Processing (IFIP) que fala sobre o fortalecimento da relação entre as Sociedades, estimulado pela SBC nos últimos anos.

Em 2011 a SBC lançou a iniciativa para melhoramento de relações entre as Sociedades parceiras. O primeiro passo foi a execução de um painel durante a realização do CSBC 2012 para discutir essa inter-relação entre Sociedades como IFIP, CLEI, ACM e IEEE.

Após o painel, a SBC elaborou um plano de ação cujo disparador foi a promoção de discussões internas com os Technical Comitess  (TCs) a respeito das relações com as demais Sociedades Científicas.

O próximo passo foi nominar representantes da SBC para participarem dos TCs da IFIP. O processo de escolha dos representantes é feito a cada três anos e os pesquisadores, além de participarem das reuniões da IFIP, relatam suas atividades aos TCs da SBC oportunizando, assim, a troca de experiência e atualização.

Um grande avanço, citado por Macêdo no artigo, foi a criação do fórum SBC-IFIP para a troca de experiências e atividades. Em julho deste ano ocorreu o primeiro encontro do fórum, que reuniu 25 pessoas. O SBC-IFIP 2014 foi considerado um sucesso e está se expandindo ao reunir participantes que tenham interesse em debater a relação entre as Sociedades Científicas.


Leia o artigo na publicação da IFIP referente ao mês de setembro.

Destaques

 

Saiba como foi a Fase 2 do 3º Seminário Grandes Desafios da Computação

A palestra “Grande Desafio Brasileiro: produtividade. E o que é que a ciência, tecnologia e inovação têm a ver com isso”, do professor e pesquisador Silvio Meira abriu o primeiro dia de trabalhos do 3º Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil – Fase 2, que aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contou com cerca de 140 participantes, dentre eles membros da academia, do governo e de profissionais da área de computação.

A cerimônia de abertura do evento foi presidida pelo Reitor da UFRJ, Carlos Levi, e contou com a presença do Secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, do presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Paulo Cunha, e das organizadoras do evento: Claudia Lage Rebello da Motta, da UFRJ, e Flavia Maria Santoro, da UNIRIO. A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ, Débora Foguel, participou junto com as demais autoridades presentes do painel “Desafios Computacionais no Governo”, na manhã do dia 18.

O Comitê de Programa do evento recebeu 35 artigos de pesquisadores de todo o Brasil e os primeiros colocados de cada uma das seis categorias (Sistema Bancário/Financeiro, Petróleo/Energia, Defesa Cibernética, Saúde, Educação e Mobilidade/Outros) foram premiados.

A programação do evento contou com a apresentação dos artigos premiados, palestras, workshops temáticos, rodadas de negócios e um painel sobre Empresas e os Desafios da Computação.

As discussões levantadas durante os workshops temáticos, bem como um resumo das atividades realizadas e os artigos selecionados para o evento comporão um relatório, que será disponibilizado em breve no site da SBC.

O 3º Seminário Grandes Desafios da Computação foi uma ação conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e contou com o patrocínio da EMC.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Destaques

 

Maratona de Programação, realizada em setembro, contou com 2.244 competidores

No último sábado ocorreu em 41 sedes espalhadas por todo o país a primeira fase da Maratona de Programação. A Maratona é um evento realizado pela SBC em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Várias informações (como a prova e os resultados das sedes) estão disponíveis no site do evento.

A Maratona, que teve times de quase todos os estados do Brasil (só faltaram times de Tocantins e do Acre) disponibilizou as fotos na página da Maratona no Facebook. Acesse e confira!

Sessenta times vão disputar em 7 e 8 de novembro as finais brasileiras da competição em Fortaleza. Os melhores ganharão o direito de representar o Brasil nas finais mundiais do ICPC em Marrakech, Marrocos em maio de 2015.

A Maratona acontece apenas por causa do trabalho de centenas de voluntários que trabalharam nestas 41 sedes. Foram mais de 2.500 envolvidos no total. Cada time tinha 3 componentes e até um reserva, num total de 2.244 competidores (226 meninas). Apenas um time ("I am root" da USP) resolveu os 11 problemas propostos. Interessante notar que 390 dos 643 times (60%) resolveram no máximo 2 problemas, enquanto que apenas 21 (3.3%) resolveram 7 ou mais problemas.

Destaques

 

Campanha de Associação SBC 2015

Logo após a Semana da SBC, será realizada a Campanha de Associação 2015. No período de 20 de outubro a 31 de dezembro de 2014, a Sociedade Brasileira de Computação oferecerá valores promocionais sem reajustes para renovação ou associação com a Sociedade.

Confira os valores no site da SBC e não perca a oportunidade de se associar ou renovar sua associação!

Destaques

 

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.