CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC
Número 38 - Ano 2014

Destaques desta Edição

 

3º Seminário Grandes Desafios da Computação- Fase 2


Estão abertas as inscrições para a Segunda Fase do evento que tem como objetivo identificar os desafios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do setor e de grandes instituições públicas brasileiras. A Segunda Fase do Seminário será realizada nos dias 18 e 19 de Setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O foco principal da Segunda Fase é promover redes de colaboração temáticas em função de problemas que envolvam os diferentes segmentos: governo, indústria e academia.

Acesse o site do 3º Seminário dos Grandes Desafios da Computação para mais informações e faça sua inscrição até o dia 19 de setembro.

Destaques

 

Virgílio Almeida recebeu o Prêmio SBC de Mérito Científico


Durante a realização da trigésima quarta edição do CSBC realizada em Brasília, no período de 28 a 31 de julho, o Prêmio Mérito Científico da SBC 2014 foi concedido ao professor Virgílio Augusto Fernandes Almeida. O prêmio foi entregue durante a Cerimônia de Abertura, no primeiro dia do Congresso.

O Prêmio SBC de Mérito Científico destina-se ao sócio efetivo ou fundador da SBC com reconhecida contribuição científica e/ou técnica em uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela Sociedade. O prêmio é concedido pela Sociedade Brasileira de Computação durante o Congresso anual da Sociedade.

Professor Virgílio de Almeida agradece o Prêmio SBC de Mérito Científico entregue durante o CSBC2014 (Foto de Eduardo Tadeu)

"Quero começar externando minha alegria ao receber o Prêmio do Mérito Científico, alegria por ter sido agraciado com esse prestigioso prêmio que distingue as contribuições científicas feitas ao longo de minha carreira de professor e pesquisador na área da computação.  Agradeço à Sociedade Brasileira de Computação, seus diretores, conselheiros e sócios nas pessoas dos professores Paulo Cunha e Lisandro Granville, respectivamente presidente e vice-presidente da SBC.

Os prêmios nos honram e nos trazem uma responsabilidade acrescida. Um prêmio pelo conjunto da obra aumenta ainda mais essa responsabilidade e merece reflexões sobre o passado e sobre os desafios do futuro. No entanto, vou começar esta reflexão tomando uma rota diferente, concentrando principalmente no futuro e misturando um pouco  as questões da computação com algumas citações de outras áreas, com o claro intuito de  enfatizar a multidisciplinaridade da ciência da computação.


As múltiplas colaborações que tive forma chaves para os resultados que consegui. Ao longo da minha vida profissional, tenho tido várias experiências marcantes. No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tenho aprendido com os colegas do ministério e do governo a conhecer melhor as múltiplas realidades  do país, as necessidades da indústria e a importância das políticas públicas para o setor de ciência e tecnologia.  Na minha vida  acadêmica, tenho tido a sorte de conhecer e trabalhar com pessoas especiais. Colegas de departamento na UFMG, professores de outras universidades no país e no exterior e alunos, muitos alunos,  de graduação e de pós-graduação. Todos esses contribuiram  imensamente para que eu ganhasse este prêmio. Não poderia esquecer de agradecê-los. Como também não posso deixar de mencionar a colaboração  de mais de 30 anos  com Daniel Menascé, da Universidade George Mason nos EUA,  amigo e co-autor em cinco livros e inúmeros artigos científicos.  Meu pensamento dirige-se agora  para Rejane, Pedro, André, Rubia e Clarice, mulher,  filhos e noras.  Com eles compartilhei a minha opção pela academia, a dedicação aos estudos  e deles sempre veio estímulo, incentivo  e alegria. Não posso esquecer os meus pais, que se fossem vivos estariam orgulhosos desta bela cerimônia do Prêmio da SBC.  Resta-me agradecer a todos pela emoção desta solenidade.  Meus caros amigos e colegas, muito obrigado! ", trechos do discurso de agradecimento proferido pelo Professor Virgílio Almeida durante a Cerimônia.

Destaques

 

Última semana para inscrição da XIX Maratona de Programação


A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. As inscrições para a 19ª edição da Maratona encerram esta semana, 29 de agosto.

A inscrição se dá em três passos: pagamento da taxa, inscrição dos times no site do Concurso e envio da Declaração de Qualificação. Todos os passos devem ser feitos até essa sexta feira, 29 de agosto, para que sua inscrição seja aceita.

A primeira fase da Maratona ocorrerá sábado, dia 13 de setembro, em mais de 40 sedes espalhadas pelo Brasil. Os times que passarem para a Segunda fase disputam a final em Fortaleza nos dias 7 e 8 de novembro.

Faça sua inscrição no site do evento.


Destaques

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.