CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 27/2014

Destaques desta Edição


A Sociedade Brasileira de Computação confirma a realização do CSBC 2014

A Sociedade Brasileira de Computação informa que, mesmo frente a possíveis dificuldades relacionadas à logística e avaliação das agências financiadoras em função da realização da Copa do Mundo, o XXXIV Congresso da SBC está confirmado e não há hipótese de cancelamento ou adiamento.

A organização do evento e a SBC vêm antecipando várias ações relacionadas á realização do CSBC 2014, que acontecerá em Brasília- DF no período de 28 a 31 de julho de 2014, após o término da Copa do Mundo, e terá como tema "Sistemas Sociais e Eventos de Grandes Massas: Ampliando Desafios da Computação".

Contamos com a participação dos nossos associados no principal evento da SBC.

Mais informações sobre o CSBC 2014 podem ser acessadas no site do evento.


Destaques

 

Senid 2014 definiu os trabalhos que serão apresentados esse ano

 

Em 2014, o tema do Seminário Nacional de Inclusão Digital é “Educação em tempos de conexão, abundância e  compartilhamento”. Tal temática nasce da observação de que a Educação, inserida em um contexto de conexão e de espaços digitais poderosos de autoria, deve mudar, apropriando-se das tecnologias de inclusão digital de forma inovadora, inusitada, revolucionária e criativa!

A Universidade de Passo Fundo – UPF , nestes 9 anos de atividades na área de Inclusão digital, colaborou significativamente para a transformação da sua região de abrangência, tanto no que se refere à produção do conhecimento através da abertura de campos de pesquisa, quanto na articulação de suas ações junto à comunidade através da graduação, pós-graduação e projetos de extensão. No âmbito desta vinculação com a comunidade, é possível apontar preliminarmente para o projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital.

O Senid nasce do imbricamento destas duas frentes de ação e produção do conhecimento da Instituição e está estreitamente vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital do curso de Ciência da Computação. O grupo está organizado em torno de duas linhas de pesquisa, sendo que o evento tem seu aporte nas pesquisas da linha Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo da linha é Estudar e pesquisar de tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação UPF.

Acesse o site do Senid e confira os trabalhos selecionados.

 

Destaques

 

Submissão de propostas ao JAI encerra-se no dia 23  de fevereiro

As Jornadas de Atualização em Informática (JAI) constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores sênior da nossa comunidade, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática se atualizarem em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil.

As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por um conjunto de minicursos de seis horas de duração cada, enfocando temas avançados, mas ao mesmo tempo maduros, que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação.

Em 2014, serão selecionados até 06 minicursos. Na seleção dos cursos será levada em conta a senioridade do palestrante, competência demonstrada na sua área de atuação, importância e abrangência do tema proposto, e potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos.

Todo o processo de submissão e seleção será conduzido usando o sistema JEMS da SBC. Os autores que ainda não têm registro no sistema JEMS deverão registrar-se antes de submeter a proposta. Sugere-se que o registro seja feito com bastante antecedência para que haja tempo de o sistema enviar a senha que será indispensável para realizar a submissão.

DATAS IMPORTANTES

Submissão da proposta de curso – 23 de Fevereiro de 2014 (um único arquivo PDF)

Resultado da avaliação das propostas – 05 de Abril de 2014

Submissão do texto completo para o curso – 18 de Maio de 2014

Resultado da avaliação do texto e solicitações de modificação – 01 de Junho de 2014

Submissão da versão definitiva – 08 de Junho de 2014.

 

Para mais informações acesse o site da SBC.


Destaques


O Sistema Adan- Web já encontra-se disponível para acesso

Interessados no estudo do sistema cardiovascular humano podem acessar o aplicativo

Desenvolvido nos últimos quatro anos pela equipe do HeMoLab o ADAN-WEB contou com o suporte  do MCTI, CNPq, FAPERJ, CAPES e FINEP dentre outras instituições de apoio às atividades de P&D no País. O Sistema pode ser acessado livremente empregando qualquer browser com suporte WebGL.

O revolucionário sistema ADAN-WEB está disponível para o acesso de médicos e demais usuários interessados no estudo do sistema cardiovascular humano. O aplicativo fornece, através da visualização 3D, a hemodinâmica (pressão e fluxo de sangue) junto à morfometria (diâmetro do lume, espessura da parede e comprimento do distrito arterial) de cada vaso sanguíneo. Através de simulação computacional o sistema arterial é mapeado originando as descrições anatômicas detalhadas de 2.142 artérias computadas no aplicativo, quase todas as artérias conhecidas na literatura médica.

As doenças cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) são a principal causa de morte da população mundial. O Brasil está entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares e, segundo o Ministério da Saúde, um em cada três brasileiros morre vítima de doenças cardíacas.

O Dr. Marco Aurélio Passos, professor do departamento de anatomia da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), atuou como consultor na área médica do sistema ADAN-WEB. Ele fala que o objetivo principal no desenvolvimento do sistema foi fazer algo bem próximo da realidade ao desenvolver um modelo matemático da rede arterial com toda sua complexidade incluindo seus principais componentes. “O ADAN é o trabalho mais fidedigno ao sistema cardiovascular humano que existe e não simplesmente reproduz a anatomia humana, mas apresenta o comportamento dinâmico cardiovascular”, explica. O aplicativo é algo revolucionário, sem igual no Brasil nem no exterior. Quanto à multidisciplinaridade das áreas de atuação do sistema, Passos fala que “é um sistema que permite, do ponto de vista da pesquisa, da educação e do planejamento da atuação médica, fazer todas as simulações possíveis. Na área médica permite ao profissional a simulação que ele nunca poderia fazer em um ser humano”. O sistema ADAN está sendo aperfeiçoado com a criação de protocolos de dados de exames reais, aplicados em pacientes, “o modelo está sendo calibrado de modo que seus dados irão se aproximar cada vez mais da precisão do corpo humano”, esclarece o professor.

Dr. Marco Aurélio fala também que o desenvolvimento de um sistema de tão grande alcance e importância como o ADANWEB estimula a expansão do interesse na criação de projetos de pesquisa. “Quase 100% dos estudos brasileiros são financiados pelo estado. Projetos como esse servem também para aproximar as esferas privadas das pesquisas de modo que elas passem a contribuir mais com investimentos”.

O desenvolvimento do sistema ADAN-WEB é de total relevância ao país tanto no universo da medicina quanto em âmbito simulatório computacional e impulsiona o Brasil no quesito de desenvolvimento e visibilidade tecnológica no cenário nacional e internacional.

Mais  informações sobre o Sistema ADAN-WEB em  http://hemolab.lncc.br/adan-web



Destaques

 

 


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.