CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 24/2013

Destaques desta Edição


Presidente da SBC participa da cerimônia de abertura do SBBD no Recife


A cerimônia de abertura do 28º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados – SBBD, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, aconteceu no dia 30 de setembro, no Golden Tulip Hotel, no Recife e contou com a presença do presidente da SBC, Prof. Paulo Cunha.

Na ocasião, o presidente falou sobre a importância da realização de mais um SBBD, sobre a experiência e os desafios à frente das atividades da SBC.  Além dele, a mesa foi composta pela organizadora do evento, Prof. Bernadette Lóscio (CIn-UFPE);  a coordenadora do Comitê de Programa, Prof. Cristina Dutra de Aguiar Ciferre (ICMC-USP), pelo Vice-Diretor do Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco,  Prof. José Augusto Suruagy e pelo Superintendente do C.E.S.A.R, Prof. Sérgio Cavalcante.

O SBBD passou por diversas mudanças ao longo dos anos.  A edição deste ano foi a primeira a acontecer independente de outros eventos da SBC. Uma das novidades do simpósio neste ano foi o Minute Madness, um momento mais descontraído, onde os autores dispõem de apenas um minuto para apresentar seus trabalhos de forma criativa e inusitada. O simpósio contou com a participação de uma média de 250 participantes, dentre profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de instituições de todas as regiões do país.


Destaques

 

Recife sedia em novembro o primeiro X-Meeting/BSB 2013
Evento organizado pela SBC será realizado em conjunto com X-Meeting

O Brazilian Symposium of Bioinformatics, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) será, pela primeira vez, realizado em conjunto com o X-Meeting , evento da A3BC. O chamado X-Meeting/BSB 2013 será sediado no Mar Hotel, no Recife, entre os dias 3 e 6 de novembro sob organização do Centro de Informática e do Departamento de Genética, ambos da UFPE.

O evento contará com palestras de pesquisadores de renome nas áreas de Tecnologia e Genética como Robert Gentleman (criador do pacote estatístico R), Andrew Simpson (coordenador do 1º Projeto Genoma Brasil), Andrej Sali (criador do aplicativo MODELLER), Julie Mitchell (Diretora do BACTER Institute da UW-Madison), Peter Stadler  (Austrian Academy of Sciences),  David Roos (American Academy of Microbiology) e Martin Tompa (Diretor do Programa Interdisciplinar em Biologia Molecular da Universidade de Washington).

Interessados devem se inscrever pela internet através dos sites http://bsb2013.cin.ufpe.br/ ou http://evento2013.x-meeting.com/. Sócios da SBC, da A3BC e do ISCB poderão se inscrever com preços promocionais até o final de outubro. O evento também irá promover três cursos introdutórios, no dia 2 de novembro. Mais informações estão disponíveis em: http://evento2013.x-meeting.com/content/courses.


Destaques

XIII Escola de Informática Regional Norte II acontece em novembro

Este ano a Sociedade Brasileira de Computação – SBC promove a XIII Escola de Informática da Regional Norte II, em Palmas, Tocantins. Com o objetivo de integrar pesquisadores, acadêmicos em geral e demais interessados vinculados à área de Ciência da Computação, o evento visa favorecer o conhecimento das competências acadêmicas instaladas no Tocantins e região.

A XII Escola será composta por minicursos, sessões técnicas e palestras com professores de renome internacional eacontece de 20 a 22 de novembro no Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Tocantins – IFTO, campus Palmas. Mais informações no site: http://gredes.ifto.edu.br/erin2013.

Destaques


Silvio Meira lança livro sobre Inovação, Negócios e Empreendedorismo

O professor e pesquisador Silvio Meira lançou, no dia 14 de outubro, o livro “Novos negócios [inovadores de crescimento empreendedor] no Brasil” – que traz uma abordagem sobre importantes questões para quem enfrenta o desafio cotidiano de inovar, seja a partir de novas empresas, de novos produtos e serviços ou simplesmente de novas práticas de negócios.

De acordo com Meira, o livro não tem o objetivo de estabelecer padrões acertados de negócios, nem de apresentar tabelas e formulários certeiros para fazer um produto dar certo “de uma hora para outra”, mas sim de questionar quais são os principais problemas enfrentados por quem decide empreender no Brasil e identificar soluções práticas para a aplicação dessas novas ideias. “É preciso pensar em termos de mundo, de negócios globais, mesmo que executados localmente”, garante o autor.

Apesar de ser pesquisador da área de Tecnologia – tendo sido Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (1997-1999), e sendo atualmente professor de Engenharia de Software do Centro de Informática da UFPE e Cientista-Chefe do C.E.S.A.R - Silvio Meira afirma que o livro pode ser lido por qualquer pessoa com interesse em aprender e empreender. O livro está à venda pela Casa da Palavra (R$ 49,90) e será lançado em breve na versão digital por R$ 35,00.

Destaques

 

A VOZ da Diretoria de Articulação com Empresas da SBC

Diretoria Extraordinária de Articulação com Empresas da Sociedade Brasileira de Computação
Diretor Avelino Francisco Zorzo
Professor Titular da Faculdade de Informática da PUCRS

Entre as finalidades da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) duas têm relação muito próximas da articulação com empresas: "incentivar atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação no Brasil" e "ficar permanentemente atenta à política governamental que afeta as atividades de computação no Brasil, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país". Uma das visões possíveis da primeira finalidade é a forma como a transferência de conhecimento e tecnologia pode ser feita tanto da academia e de centros de pesquisa de empresas para o setor produtivo nacional. A segunda finalidade citada destaca a atuação da SBC na criação de políticas para o desenvolvimento tecnológico no Brasil. Ambas devem ser desenvolvidas em conjunto com empresas que desenvolvem computação, seja empresas do setor de Tecnologia de Informação (TI), ou empresas que produzem TI para suas atividades foco.

Assim, a SBC atendendo suas finalidades criou a Diretoria Extraordinária de Articulação com Empresas em 22 de março de 2012. O primeiro diretor foi Sérgio Vanderlei Cavalcante que teve o papel de montar esta diretoria em conjunto com os demais membros da Diretoria da SBC. Durante sua atuação participou de reuniões com representantes da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), com o objetivo de aproximar as duas instituições. Em 2013, a primeira fase do III Seminário de Grandes Desafios da Computação no Brasil já foi realizado pela SBC em parceria com a BRASSCOM.

O Plano de Ação da SBC para o biênio 2013-2015 conta fortemente com diversos aspectos relacionados com a articulação com empresas, seja no caminho ou metas  que as diversas diretorias estabeleceram. Por exemplo, na área de educação é fundamental que a SBC trabalhe em conjunto com as empresas, principalmente com aquelas que desenvolvem pesquisas, para buscar a formação de um profissional alinhado com as tendências atuais e futuras da sociedade. As empresas podem ajudar na criação de currículos de referência para todos os cursos da área. Nas questões de criação de políticas de estado, a SBC auxilia na criação de mecanismo que facilitem a cooperação entre academia, principalmente universidades públicas, e empresas. O trabalho conjunto entre a SBC e entidades do setor produtivo é muito importante para fortalecer a criação destas políticas. Além disto, atualmente a SBC possui a grande maioria de associados provenientes da academia existindo muito espaço para aproximarmos também profissionais que atuam em empresas, ajudando assim, a computação a progredir ainda mais no Brasil.

No planejamento estratégico para os próximos dois anos, as metas para a Diretoria de Articulação com Empresas são: a articulação entre as diretorias da SBC no relacionamento com empresas, uma vez que diversas metas das diretorias são relacionadas com empresas; estabelecer uma aproximação entre os associados institucionais da SBC com empresas através de uma base de dados sobre possibilidades de atividades conjuntas entre academia e empresas; e montar uma agenda política comum com entidades empresariais da área de computação.

Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.