CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 19/2013

Destaques desta Edição


SBC divulga resultado das eleições

Em 27 de junho, foram apurados os votos recebidos através da urna eletrônica para as eleições da Sociedade Brasileira de Computação. O total de votos recebidos e apurados foi de setecentos e sessenta e quatro (764). A Chapa Única, cuja nominata consta abaixo, recebeu um total de setecentos e doze (712) votos, sendo os demais cinquenta e dois (52) votos em branco: 

Presidente: Paulo Roberto Freire Cunha (UFPE)
Vice-presidente: Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)

DIRETORIAS:
- Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS)
- Finanças: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
- Eventos e Comissões Especiais: Altigran Soares da Silva (UFAM)
- Educação: Mirella Moura Moro (UFMG)
- Publicações: José Viterbo Filho (UFF)
- Planejamento e Programas Especiais: Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ)
- Secretarias Regionais: Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS)
- Divulgação e Marketing: Edson Norberto Cáceres (UFMS)

DIRETORIAS EXTRAORDINÁRIAS:
- Competições Científicas: Ricardo de Oliveira Anido (UNICAMP)
- Relações Profissionais: Roberto da Silva Bigonha (UFMG)
- Cooperação com Sociedades Científicas: Raimundo José de A. Macêdo (UFBA)
- Articulação com Empresas: Avelino Francisco Zorzo (PUC-RS)

Para o Conselho foram apurados os votos respectivamente indicados:

Thaís Batista (UFRN)   -  454 votos
José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)   -  440 votos
Maria Cristina Ferreira de Oliveira (ICMC/USP)   -  429 votos
Wagner Meira Jr. (UFMG)  -  423 votos
Alfredo Goldman (IME/USP)  -  421 votos
Daltro José Nunes (UFRGS)  -  415 votos
Rodolfo Jardim de Azevedo (UNICAMP-IC)  -  401votos
Aline Maria Santos Andrade (UFBA)  -  362 votos
Karin Breitman (PUC-Rio)  -  353 votos
Alessandro Fabrício Garcia (PUC-Rio)  -  341votos
Antônio Jorge Abelém (UFPA)  -  336 votos

Portanto, de acordo com o Artigo 27 do Estatuto da Sociedade Brasileira de Computação, foi eleita a chapa única para a Diretoria da SBC, para o biênio 2013-2015. Para o Conselho, foram eleitos como membros titulares os cinco candidatos mais votados, listados a seguir, com mandato de quatro anos para o quadriênio 2013-2017:

Thaís Batista (UFRN)
José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
Maria Cristina Ferreira de Oliveira (ICMC/USP)
Wagner Meira Jr. (UFMG)
Alfredo Goldman (IME/USP)

Os cinco candidatos seguintes foram eleitos como membros suplentes do Conselho, com mandato de dois anos para o biênio 2013-2015: Daltro José Nunes, Rodolfo Jardim de Azevedo, Aline Maria Santos Andrade, Karin Breitman, Alessandro Fabrício Garcia.

SBC convoca associados para Assembléia Geral Ordinária

A Sociedade Brasileira de Computação, seguindo seu Estatuto, na forma de seu Artigo 25º, parágrafos 1º e 2º, convoca seus associados a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária, no dia 25 de julho de 2013 em Maceió (Alagoas). A Assembléia acontecerá às 19h30min no Teatro Gustavo Leite do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, Centro de Convenções de Maceió localizado na Rua Celso Piatti. A Ordem do Dia será a apreciação do relatório e da prestação de contas da atual Diretoria, a posse da nova Diretoria e de novos integrantes do Conselho e outros assuntos de interesse social.

Inscrições para o CSBC 2013 têm valor mais barato até 05 de julho

As inscrições para o XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que acontece em Maceió (AL), entre os dias 23 e 26 de julho, têm um valor mais barato até o dia 05 de julho. Elas podem ser realizadas online, através do site do CSBC 2013, e incluem todas as atividades do Congresso, com a exceção dos minicursos da JAI e do jantar oficial, que é por adesão. Associados da SBC têm desconto de até 34 % na inscrição do evento. Depois do dia 05 de julho, os valores aumentarão e se manterão os mesmos até o início do CSBC 2013.

Primeira edição do ELA-ES busca reunir interessados em Engenharia de Software

A primeira Escola Latino Americana de Engenharia de Software (ELA-ES), que acontecerá juntamente com o Primeiro Colóquio Latino Americano de Engenharia de Software Dirigida por Modelos (ESMod), no Rio de Janeiro entre 09 e 12 de julho, terá quatro dias de palestras sobre fundamentos e estado da arte da Engenharia de Software. A Escola irá abordar uma grande variedade de tópicos, incluindo sistemas auto-adaptativos e autônomos, modularidade, arquitetura de software e engenharia de requisitos.

O evento busca reunir estudantes de graduação, mestrado e doutorado e todos os interessados em Engenharia de Software. O objetivo da Escola é proporcionar um ambiente interativo e colaborativo de discussão entre alunos de diversos níveis e pesquisadores renomados sobre os mais variados temas de Engenharia de Software. Como conta Bruna Cafeo, um dos organizadores da Escola, “os tutoriais serão dados por renomados representantes de cada domínio. Cada tutorial combina fundamentos, exemplos e tópicos avançados e alguns deles terão sessões hands-on quando apropriado”. A ELA-ES incluirá também um painel de indústria com discussões sobre pesquisa aplicada e oportunidades emergentes na América Latina. 

A coordenação da Escola espera de 100 e 150 participantes na ELA-ES e ESMod. A expectativa é que mais da metade do público sejam alunos de graduação ou pós-graduação e que se tenha a participação inúmeros pesquisadores nacionais da área de Engenharia de Software, assim como a de alguns pesquisadores internacionais. A inscrição no evento envolve palestras do ELA-ES, ESMod e painéis, anais do evento, evento social e coffee breaks. 

O foco da ELA-ES, assim como do ESMod, será  nos tópicos de desenvolvimento dirigido a modelos, Engenharia de Software de Sistemas Multi-agentes, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Modularidade, Sistemas auto adaptativos e autônomos, Sistemas conscientes de requisitos, Sistemas de Recomendação para Engenharia de Software, tomada de decisão para auto-adaptação e validação empírica da tecnologia de software. Como explica a coordenação do evento, foram convidados a participar do evento pesquisadores experientes e reconhecidos internacionalmente, capazes de promover discussões e reflexões sobre estes diversos tópicos que serão trabalhados dentro da Engenharia de Software.


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.