CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 15/2013

Destaques desta Edição


Conheça a chapa inscrita nas eleições da SBC para o biênio 2013-2015

Começou neste mês de abril o processo eleitoral da SBC para a escolha da Diretoria e dos membros titulares e suplentes do Conselho, biênio 2013/2015. Há uma chapa inscrita nas eleições, cujos componentes podem ser conferidos abaixo:

- Presidente: Paulo Roberto Freire Cunha (UFPE)
- Vice-presidente: Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
- Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS)
- Finanças: Carlos André Guimarães Ferraz (UFPE)
- Eventos e Comissões Especiais: Altigran Soares da Silva (UFAM)
- Educação: Mirella Moura Moro (UFMG)
- Publicações: José Viterbo Filho (UFF)
- Planejamento e Programas Especiais: Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ)
- Secretarias Regionais: Marcelo Duduchi Feitosa (CEETEPS)
- Divulgação e Marketing: Edson Norberto Cáceres (UFMS)
- Competições Científicas: Ricardo de Oliveira Anido (UNICAMP)
- Relações Profissionais: Roberto da Silva Bigonha (UFMG)
- Cooperação com Sociedades Científicas: Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA)
- Articulação com Empresas: Avelino Francisco Zorzo (PUC-RS)

Para concorrer à eleição do Conselho da SBC, os seguintes nomes foram indicados: 

- Alessandro Fabrício Garcia (PUC-Rio)
- Aline Maria Santos Andrade (UFBA)
- Antônio Jorge Abelém (UFPA)
- Augusto Cezar Alves Sampaio (UFPE)
- Daltro José Nunes (UFRGS)
- José Palazzo Moreira de Oliveira (UFRGS)
- Karin Breitman (PUC-Rio)
- Maria Cristina Ferreira de Oliveira (ICMC/USP)
- Thaís Batista (UFRN)
- Wagner Meira Jr. (UFMG)
- Rodolfo Jardim de Azevedo (UNICAMP-IC)

Equipe brasileira quebra recorde de medalhas de ouro na RoboGames 2013

A equipe RioBotz, equipe da PUC-Rio de robôs de combates, conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata na RoboGames 2013 [http://robogames.net/2013.php], o maior evento  internacional de robótica, realizado de 18 a 21 de abril em San Mateo, na Califórnia (EUA). A equipe quebrou o recorde de medalhas de ouro e, pela primeira vez, colocou o Brasil em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Mais de 840 competidores disputaram medalhas na Olimpíada, que contou com 703 robôs. A RioBotz foi campeã na categoria com Touro (combate middleweight), C3 (sumo radio controlado), Spider Volt (sumo de humanoides), Psy Volt (humanoide freestyle), Apollo (speeder solar) e Invictus (bi campeao de photovore solar). A medelha de prata  foi com o Mini Maloney (combate beetleweight).

Os Humanóides foram a novidade deste ano. Na categoria Free Style, de dança e ginástica solo, o robô Psy Volt encantou o público com sua coreografia mesclando samba, hip hop e k-pop - música pop sul-coreana. É possível conferir no youtube a dança do humanóide que foi premiada com a medalha de ouro. 

Nas tradicionais categorias de combate, o robô Touro conseguiu nocautear seu maior adversário, The Mortician (EUA), e consagrou-se Tri-Campeão Mundial (2007-2011-2013). O confronto também pode ser conferida no youtube

Mais informações sobre a RioBotz podem ser conferidas em seu perfil do facebook:http://www.facebook.com/riobotz

IHC 2013 terá Competição de Design

Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, evento promovido pela SBC que acontecerá em Manaus (Amazonas), de 08 a 11 de Outubro de 2013, terá pela primeira vez uma Competição de Design. Seu tema será “Como melhorar a experiência do usuário que usa transporte público nas grandes cidades?” Os participantes devem buscar uma solução para este desafio, que pode ser um software, um produto tangível, um serviço ou um novo processo. O fundamental é que a solução seja inspirada nas pessoas que enfrentam este problema diariamente. 

A competição tem como objetivo oferecer uma oportunidade para estudantes de IHC e áreas afins, como Ciência da Computação e Ciências Sociais, participarem de um evento nacional através de uma atividade prática. Além disso, ela visa criar um espaço de exposição de soluções para um problema socialmente relevante e estimular uma maior interação entre representantes da indústria e estudantes.

As equipes podem ser de até quatro participantes, mais um orientador. É possível uma inscrição individual, mas a presença do orientador é sempre necessária.  Os participantes podem ser estudantes ou profissionais, enquanto o orientador pode ser um professor ou um profissional do mercado. A Competição terá duas etapas. Para a fase eliminatória, cada equipe deve submeter uma apresentação em português ou inglês no formado PDF com, no máximo, quinze slides. 

A apresentação deverá descrever de uma forma breve o problema abordado, o processo percorrido durante o projeto, a metodologia e métodos empregados, uma descrição do público-alvo, a solução proposta e o que poderia ser diferente em um cenário ideal, sem limites de dinheiro, tempo ou qualquer outro recurso. O prazo final é 31 de junho de 2013. Nesta primeira etapa, um júri formado por pesquisadores e representantes da indústria escolherá os cinco melhores projetos. Os resultados serão divulgados um mês depois. 

A segunda etapa será a apresentação final, na qual os cinco projetos selecionados na primeira fase serão apresentados durante o IHC 2013 – de 08 a 11 de outubro de 2013. No mínimo um representante de cada projeto deverá estar presente no evento para realizar esta apresentação. A organização do evento oferecerá, pelo menos, uma inscrição por projeto selecionado. 

É necessário que os cinco projetos selecionados submetam um relatório de até seis páginas noformato ACM SIGCHI, descrevendo em mais detalhes os pontos abordados nos slides enviados anteriormente.O prazo para envio é até 11 de agosto de 2013. Este relatório será publicado nos anais do IHC 2013. Um júri composto por quatro representantes da indústria e da academia escolherá os três projetos vencedores.

WWW2013 terá participação de Tim Berners-Lee, inventor da Web

A XXII Conferência WWW acontecerá entre os dias 13 e 17 de maio de 2013 no Rio de Janeiro. Sir Tim Berners-Lee, inventor da Web e diretor do World Wide Web Consortium (W3C), já confirmou sua presença e será um dos palestrantes notáveis. O premiado cientista da Computação britânico também é professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Diretor da Fundação World Wide Web e recentemente foi nomeado presidente do UK Open Data Institute.

O evento, já consolidado como a maior conferência internacional relacionada ao tema, tem como objetivo ser o principal foro de debate e discussão sobre a evolução da Web, a padronização das tecnologias e seu impacto na sociedade. A realização do WWW2013 no Brasil traz toda a discussão internacional sobre o tema para o âmbito regional e facilita a aproximação da comunidade latino-americana à discussão de questões globais para os países da região.

A programação da Conferência que já conta com o patrocínio do Google, terá além da presença de Tim Berners-Lee, a participação de Jon Kleinberg e Luis von Ahn. Kleinberg é professor de ciência da computação na Cornell University, nos Estados Unidos, e um dos grandes nomes da Web. Em sua participação no WWW2013, Jon falará sobre perspectivas computacionais relacionadas a fenômenos sociais em redes.

Luis von Ahn, é doutor, empresário e professor do Departamento de Ciência da Computação na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. É considerado pioneiro da ideia de crowdsourcing. Criou projetos como o DuoLingo, que permite que as pessoas aprendam idiomas on-line gratuitamente. É ainda o fundador do reCAPTCHA, empresa que foi vendida para o Google em 2009 e já figurou na lista das 50 pessoas mais influentes do Silicon Valley e das 100 pessoas mais inovadoras em negócios de Tecnoloigia.

Serão promovidos hackatons, "desconferências", desafios tecnológicos, entre outras atividades. A programação completa pode ser conferida no site do evento.  As inscrições podem ser feitas online e os valores podem ser conferidos no site do WWW2013. Nas inscrições, haverá um desconto de 7,5% para todos os inscritos pela SBC que façam uso do código abaixo:

Código CDW375001 no campo "coupon" no formulário de inscrições. Somente esse link poderá ser usado para obter desconto. O desconto será aplicado no momento do pagamento (via Paypal ou PagSeguro) no website do evento.

VOZ DA DIRETORIA - III Seminário dos Grandes Desafios da Computação no Brasil
Ana Carolina Salgado – Diretora de Planejamento e Programas Especiais


Nos dias 15 e 16 de Abril de 2013, em uma ação conjunta SBC, MCTI e BRASSCOM, foi realizado o 3o. Seminário dos Grandes Desafios da Computação no Brasil. O seminário também teve o apoio e a participação da ABES, ASSESPRO, CNI, CTIC, RNP e SOFTEX e reuniu lideranças da indústria de TI no Brasil e da academia. O seminário foi organizado em painéis temáticos nas seguintes áreas definidas como estratégicas e em consonância com o Plano TI Maior apresentado pelo MCTI: sistema financeiro, saúde, petróleo e gás, energia, defesa cibernética. Nos painéis foram apresentados vários cenários e os principais desafios enfrentados, hoje e com prospecção para o futuro, por diversas instituições públicas e privadas em cada um desses setores. Também foram discutidas as estratégias de uso do processamento em nuvem pelo Governo Federal além dos novos modelos contratuais de P&D. Um painel especial foi dedicado à apresentação dos novos laboratórios de pesquisa de grandes empresas que estão instalados no Brasil: IBM, EMC, Microsoft e Intel.

Este seminário constituiu uma primeira etapa de identificação dos problemas reais da indústria. A segunda etapa deverá acontecer em breve e terá um formato de workshop. Será realizada uma chamada de propostas, amplamente divulgada, para que a comunidade acadêmica, em parceria com a indústria, proponha soluções inovadoras para os desafios identificados na primeira etapa. As propostas selecionadas serão apresentadas para discussão durante o evento. Tal workshop terá como objetivo aprofundar a temática e encaminhar soluções institucionais e de financiamento para a fase de execução de projetos propriamente dita. O objetivo principal, em suma, é estabelecermos cooperação entre os diferentes segmentos: governo, indústria e academia.

Nos Seminários dos Grandes Desafios da Computação realizados anteriormente (2006 - São Paulo e 2009 - Manaus) a comunidade científica definiu os desafios (documentos disponíveis no Portal da SBC) e identificou grandes áreas para nortear as pesquisas a serem realizadas na área da Computação e que serviram de base para editais de financiamento de projetos nos últimos anos. Foram iniciativas pioneiras em Computação no país, no sentido de planejar e direcionar a pesquisa na área para um período de no mínimo 10 anos. Este terceiro seminário, após a realização da segunda etapa, tem como meta selecionar problemas que propiciem pesquisa e desenvolvimento de alto valor agregado, promover a discussão de soluções para os desafios identificados e articular os arranjos institucionais, empresariais e de investimentos para prover tais soluções.

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.