CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 12/2013

Destaques desta Edição


Reunião de Diretorias da SBC acontece em Porto Alegre

Buscando revisar seus projetos e tratar do novo processo eleitoral da SBC, as Diretorias da Sociedade se encontraram nos dias 06 e 07 de março em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), local onde fica a sede da SBC. A pauta da reunião foi informes gerais, ações programadas para a gestão 2011/2013, relatos das Diretorias da SBC, eleição e gestão 2013/2015, entre outros assuntos pertinentes para a Sociedade. Pode-se conferir no Portal da SBC a listagem de todas as Diretorias e seus representantes.

Participaram da reunião o Presidente da Sociedade, Paulo Roberto Freire Cunha, e o Vice-Presidente, Lisandro Zambenedetti Granville, o Diretor Administrativo, Luciano Gaspary, a Diretora de Finanças, Luci Pirmez, a Diretora de Publicações Karin Breitman, a Diretora de Planejamento e Programas Especiais, Ana Carolina Salgado e a Diretora de Secretárias Regionais, Thais Vasconcelos Batista. Representando as Diretorias Extraordinárias participaram também Roberto Bigonha,  de Relações Profissionais, Ricardo Anido, de Competições Cientificas, Raimundo Macedo, de Cooperação com Sociedades Cientificas, e Sergio Cavalcante, de Articulação de Empresas. Estavam ausentes Altigran Soares da Silva, Diretor de Eventos e Comissões Especiais, Mirella Moura Moro, Diretora de Educação, e Edson Cáceres, Diretor de Divulgação e Marketing.

 

SBC lança chamada para os prêmios de Mérito Científico 2013, Newton Faller 2013 
e Cristina Tavares 2013


A SBC lançou neste mês de março a chamada para os prêmios de Mérito Científico 2013, Newton Faller 2013 e Cristina Tavares 2013. Forma utilizada anualmente pela Sociedade para homenagear a comunidade. As indicações para as três premiações  podem ser feitas até o dia 15 de maio e as instruções completas podem ser conferidas no Portal da SBC.

O Prêmio SBC de Mérito Científico 2013, honorífico e sem compensação financeira, é destinado aos sócios efetivos ou fundadores da Sociedade, que tenham contribuições cientificas ou técnicas reconhecidas em várias áreas e especialidades da computação que a SBC abrange. Membros da Diretoria e Conselho da Sociedade e sócios estudantes não podem ser indicados para a premiação.  

Qualquer grupo de cinco sócios da SBC pode indicar um pesquisador. A submissão deverá ser feita por um sócio efetivo ou fundador da SBC e endossada por outros quatro sócios efetivos ou fundadores. A escolha do candidato premiado será feita por um comitê de apreciação, formado pela presidência da Sociedade e três pesquisadores indicados pela sua Diretoria. O Conselho da SBC deve aprovar a formação deste comitê e, posteriormente, sua decisão. 

O Prêmio Newton Faller 2013 busca homenagear membros da Sociedade que se distinguiram ao longo de sua vida por serviços prestados a SBC. Apenas sócios efetivos e fundadores podem ser premiados, mesmo que postumamente. Qualquer grupo de três sócios efetivos que estejam com a anuidade podem indicar um nome para premiação. O Comitê de apreciação será formado pelo vice-presidente da SBC e terá três membros indicados pela Diretoria e aprovados pelo Conselho. 

O Prêmio Cristina Tavares 2013 procura homenagear uma pessoa da comunidade nacional que se distinguiu na atuação política em defesa dos mesmos princípios que norteiam a SBC. Esta premiação é destinada principalmente para àqueles que não são sócios da Sociedade, mas isto não impede que eventualmente membros da SBC o recebam. O processo de indicação e de avaliação das nomeações se dará assim como no Prêmio Newton Faller 2013. 

Instruções detalhadas sobre o procedimentos destas nomeações podem ser conferidas no Portal da SBC. As indicações das três premiações que devem ser enviadas para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O resultado dos três Prêmios deve ser divulgado até o dia 15 de junho. A premiação ocorrerá durante o congresso anual da SBC, que este ocorrerá em Maceió (Alagoas), entre os dias 23 e 26 de julho. A organização do evento se compromete com o pagamento da viagem e estadia do premiado durante o evento.

 

Fique por dentro dos Eventos Promovidos pela SBC

ERAD-RS acontece nesta semana

A XIII Escola Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul (ERAD-RS 2013), evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), ocorre nos dia 19 a 22 de março de 2013, no Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). 
A programação da ERAD-RS 2013 compreenderá quatro minicursos, palestras, um painel, uma sessão de pôsteres de iniciação científica e um fórum de pós-graduação, todos direcionados para a área de Processamento de Alto Desempenho. Todas as informações referentes às ERADs podem ser encontradas no site do evento.

LADC começa na primeira semana de Abril

sexto Latin-American Symposium on Dependable Computing (LADC), evento co-promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, acontecerá no Rio de Janeiro (RJ/Brasil) entre os dias 02 e 05 de abril de 2013. Membros da SBC têm descontos em todas as taxas.

O LADC é dedicado para a discussão de problemas relacionados à confiabilidade dos sistemas de computador. Nesta sua edição, o programa vai apresentar sessões técnicas, workshops, tutoriais, falas de especialistas renomados na área e uma industrial track. Os preços da taxa de inscrição podem ser conferidos no site do evento.

Os eventos apoiados pela SBC Enacomp 2013, Computer on the Beach 2013 e Navcomp 2013 aconteceram entre os dias 12 e 18 de março. O calendário com os próximos eventos promovidos e apoiados pela Sociedade pode ser conferido no Portal da SBC.

 

Voz da Diretoria 
Professor Eduardo Cerqueira - Secretaria Regional Norte 2


A secretaria regional Norte 2 abrange os Estados do Amapá, Pará e Tocantins. Nos últimos meses, reuniões e discussões com profissionais, professores e alunos da SBC (ou que pretendem ser associar) foram organizadas para incentivar atividades de pesquisa, ensino e extensão em computação, bem como discutir e disseminar as atividades da SBC para na região. Principalmente na semana da SBC e na Escola Regional de Informática Norte 2 são realizadas diversas ações para promover a computação no Brasil, onde palestras, apresentações de artigos, cursos, painéis e mesas redondas são realizadas.

No ano que 2012, a regional Norte 2 perdeu importantes aliados na busca de uma computação melhor para o Brasil no acidente de ônibus que seguia em direção a Curitiba/CSBC 2012. Apesar do sofrimento, a regional Norte 2 se solidarizou para ajudar as vítimas, acidentados, parentes e amigos ainda no Paraná e, como muitos não conseguiram participar de palestras e minicursos, organizou a Escola Regional de Informática Norte 2 (ERIN 2012) em Belém/Novembro 2012 com a presença de importantes palestrantes nacionais e regionais. Por exemplo, o Prof. Dr. Alfredo Goldman (USP) ministrou dois palestras com o conteúdo dos minicursos oferecidos no CSBC 2012 (Computação Heterogênea e Hadoop). 

A Escola Regional de Informática Norte 2 (ERIN 2012), com o tema “Tendências e Desafios: Uso de Ferramentas TIC para o Desenvolvimento da Amazônia”, contou com a presença de mais de 200 participantes, apresentação de diversos artigos (desde cidades inteligentes até jogos para a inclusão digital), palestras com renomado professores (Alfredo Goldman/USP, André Aquino/UFAL, Augusto Neto/UFC, Eduardo Nakamura/UFAM, Edmundo Madeira/UNICAMP e Luciano Gaspary/USP) e mesa redonda com André Aquino/UFAL, Antônio Abelém/UFPA e Eduardo Cerqueira/UFPA. Para dar continuidade ao sucesso do evento, já está em discussão a organização da Escola Regional de Informática Norte 2 (ERIN 2013), onde mais detalhes serão divulgados em breve.

A maior limitação da Secretaria Regional Norte 2 ainda é a falta de recursos para apoiar eventos, reuniões e palestras. As distâncias e os preços das passagens dificultam a vinda de convidados de outros estados para a nossa região. Um ponto positivo é que apesar das dificuldades, nossos alunos e associados irão mais uma vez mostrar a força do Norte 2 e apoiar massivamente o CSBC 2013 em Maceió.

 

 

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.