CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 09/2013

Destaques desta Edição

Associada da SBC e Professora da PUC-Rio é nomeada pesquisadora da CHI Academy

Clarisse Sieckenius de Souza, associada da SBC e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 1988, foi nomeada pesquisadora da CHI Academy neste início de 2013: “É o coroamento de uma carreira”, afirma. É a primeira vez na história da instituição que um membro latino-americano foi nomeado. Para a professora, isto mostra que “no nosso continente e em particular no nosso país se faz um trabalho que reconhecidamente influencia a área inteira de IHC no mundo”. 
O CHI Academy é composta por pesquisadores homenageados pelo SIGCHI (Special Interest Group in Computer-Human Interaction) da ACM (Association for Computing Machinery). Eles são escolhidos a cada ano por suas contribuições continuas e significativas para o desenvolvimento do campo de Interação Humano-Computador. Esta é a área de especialização de Clarisse, da qual foi pioneira na Ciência de Computação brasileira. A professora conta que, em 2001, estava presente na conferência em que foi criada a CHI Academy e nomeados os primeiros acadêmicos: “Lembro-me de, sentada na plateia, olhar para eles e me sentir privilegiada por estar ali diante dos "grandes pensadores" que ajudaram a demarcar o território da disciplina a que tantos, em tantos e tão diversos países, se dedicam com grande paixão”. 
Hoje, Clarisse faz parte deste distinto grupo. A pesquisadora fez sua graduação, mestrado e doutorado na área de Letras. Conta que adorava desde o início de sua formação trabalhar com sintaxe formal, mas “já sentia o incômodo causado pela ausência – tão óbvia nas primeiras versões da teoria linguística chomskyana e, talvez explicavelmente, também nas versões mais conhecidas da teoria da Computação – do papel imaginativo (criativo) da mente humana”. Com muitas perguntas para as quais queria respostas, Clarisse escolheu a área de Computação, “e dentro dela IHC, porque temos muito sobre o que pensar quando decidimos desenvolver tecnologia e entregá-la para as pessoas expressarem e realizarem aquilo que têm em mente. Para mim, é o que há de mais fascinante para estudar e me vejo como membro da classe de pesquisadores que tem esta veia filosófica palpitando”. 
Destaques

 

Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso manifesta reconhecimento público a SBC

Em função dos esforços realizados pela SBC para realizar pela primeira vez na região Centro-Oeste o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC’12), a Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso reconheceu publicamente a Sociedade.
A moção de congratulação, uma iniciativa do deputado Emanuel Pinheiro, foi entregue  ao Secretário Regional da SBC em Mato Grosso e estendida a Comissão Organizadora do simpósio, composta pelos professores Cristiano Maciel, Patrícia Cristiane de Souza, Vânia Neris e Junia Anacleto.
O simpósio foi realizado entres os dias 05 e 09 de novembro de 2012 em Cuiabá. 
Mais informações sobre o IHC’12 no link
Destaques

 

SBC busca ampliar participação internacional

Com a finalidade de obter adesão a uma iniciativa de cooperação entre a América Latina e Europa no contexto de Tecnologias da Informação e Comunicação, a European Research Consortium for Informatics and Mathematics (ERCIM) pediu uma carta de apoio à SBC. A ERCIM objetiva promover um trabalho coletivo entre a comunidade de pesquisa industrial na Europa e aumentar a colaboração com a indústria europeia.  
Caso o acordo seja estabelecido, a SBC poderá ampliar a sua participação internacional, como a presença em comitês. À medida que se desenvolvam as discussões com a ERCIM, será melhor definida como se dará esta cooperação.
Mais informações no site oficial da ERCIM.
Destaques

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.