CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 05/2012

Destaques desta Edição

CBSoft 2012

Em Natal, CBSoft 2012 tem participação de grandes nomes

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, o III Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2012). A terceira edição do evento foi realizada entre os dias 23 a 28 de setembro e contou com a participação recorde de 800 pessoas.
Coordenada pelo Prof. Nélio Cacho do Departamento de Informática (DIMAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a CBSoft 2012 reuniu os participantes nas atividades dos quatro simpósios que o compõem: XXVI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2012), XVI Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2012), XV Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2012) e VI Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2012).
Grandes nomes da área de desenvolvimento de software no Brasil e no mundo participaram, entre eles Heiko Ludwig, gerente do Departamento de Modelagem de Negócios do IBM Almaden Research Center (EUA); Wolfram Schulte, um dos principais pesquisadores da Microsoft Research (MSR) em Redmond, EUA e gerente fundador do grupo de pesquisa "Research in Software Engineering (RiSE)"; Bertrand Meyer, autor de vários livros sobre programação, incluindo o livro "Object-Oriented Software Construction", reconhecido internacionalmente como um dos principais livros sobre programação orientada a objetos; e Joe Yode, fundador e gerente da consultoria "The Refactory, Inc" (EUA) especializada em métodos ágeis e na plataforma .NET.
Durante o evento, foram realizados minicursos envolvendo paradigmas e tecnologias recentes em temas como: Desenvolvimento de Aplicações para Computação em Nuvem e Desenvolvimento de aplicações combinando dispositivos Android com as facilidades do Facebook. Merece destaque a Trilha da Indústria, que contou com diversos palestrantes de empresas como Nokia, The Refactoring Inc., Cesar, Inmetro, Dataprev, entre outras.
Para a Professora Thais Vasconcelos Batista, diretora de Secretarias Regionais da SBC, a Comissão Especial de Engenharia de Software concedeu um prêmio pelas contribuições à área de Engenharia de Software no Brasil. Além do prêmio, a professora será a pesquisadora homenageada pelo CBSoft 2013, a ser realizada em Brasília, onde será a palestrante nacional convidada.
O evento ainda contou com a vinda da diretoria da Springer para lançar o Journal of Software Engineering Research and Development (JSERD). A publicação, que faz parte da série SpringerOpen, tem como editores chefe a conselheira da SBC, Professora Itana Maria de Souza Gimenes (UEM-PR), a Professora Claudia Maria Lima Werner (UFRJ) e o Professor André van der Hoek (University of California, Irvine/USA).
A grife de produtos que a SBC está lançando foi exposta durante o evento, que contou com a venda de camisas, agendas e estojos.
Destaques

Relatório Anual de Atividades da SBC já está disponível no portal da Sociedade

O documento avalia os resultados alcançados pela SBC

O Relatório Anual de Atividades da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) já está disponível no portal da SBC. O documento reúne as ações realizadas no contexto administrativo da Sociedade e avalia os resultados alcançados em relação os objetivos propostos durante o período de Julho/2011 a Junho/2012. Confira o relatório aqui!.
Destaques

Prêmios Internacionais

Brasil conquista excelentes resultados em competições internacionais

O mês de setembro trouxe ótimas notícias para as áreas de informática e robótica: equipes brasileiras obtiveram excelentes desempenhos em competições estrangeiras.
No dia 15/09, foi finalizado o desafio "10 Dollar Robot", lançado pela Rede Africana de Robótica (AFRON), em junho. O Brasil ficou em segundo lugar na categoria "todos em um", a partir da invenção do N-Bot, uma plataforma robótica educacional desenvolvida no laboratório da NatalNet e criada com o objetivo de popularizar robôs entre os estudantes de todas as idades. O N-Bot utiliza uma interface comunicacional simples e universal: o canal áudio. O protótipo custa em torno de U$ 14 e pode ser construído por qualquer pessoa usando peças comuns disponíveis no mercado. Os integrantes da equipe brasileira são da Universidade do Rio Grande do Norte; Rafael Aroca e Luiz Gonçalves lideraram o grupo, integrado também por Renata Pitta e Aquiles Burlamaqui. O anúncio dos ganhadores foi feito no dia 29/09, durante um evento nos Estados Unidos, pelo professor Ken Goldberg, co-fundador da AFRON e membro da Universidade de Berkeley.
Também no dia 29/09, dando continuidade ao bom desempenho brasileiro, ocorreu a cerimônia de premiação da Olimpíada Internacional de Informática, evento realizado dos dias 23 a 30 de setembro, em Sirmione, na Itália. A equipe conquistou duas medalhas de prata, obtendo o melhor resultado da América Latina e ficando à frente de países como Alemanha, Inglaterra e França, que possuem tradição neste tipo de competição. O grupo havia sido previamente selecionado para representar o Brasil com base nos resultados da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2012), competição anual promovida pelaSociedade Brasileira de Computação (SBC) e patrocinada pela Fundação Carlos Chagas. Os alunos Renato Ferreira Pinto Júnior, do Colégio Objetivo/SP, e Marcos Kawakami, do Colégio Etapa/SP, foram os competidores medalhistas. Caíque Porto Lira (Colégio Farias Brito/CE) e André de Sousa (Colégio Etapa/SP), outros membros da equipe, também obtiveram um ótimo desempenho, mesmo não atingindo a pontuação de medalhas. O treinador principal da equipe foi Wanderley Guimarães (ex IME-USP).
Destaques

Diretoria de Cooperação com Sociedades Científicas

Em Fórum, SBC busca aprofundar relações com sociedades científicas

A SBC está empreendendo várias ações para ampliar sua participação internacional através do aprofundamento das relações com sociedades científicas. Nesse sentido, durante o último congresso da SBC, em Curitiba, foi realizado um painel para discutir com estas sociedades o aprofundamento dessas relações, principalmente face aos desafios da atualidade: educação para todos, sustentabilidade, etc. No painel estiveram presentes importantes representantes da IEEE, ACM, IFIP e CLEI. Ainda no mesmo congresso, houve reuniões entre representantes da SBC e dessas sociedades: IEEE (Dr Sorel Reisman – presidente 2011 da IEEE Computer Society), ACM (John White, CEO e ex-presidente da ACM, e PAT Ryon, COO da ACM), IFIP (Ramon Puigjaner - vice-presidente ) e CLEI (Rodrigo Santos - presidente).
Nas discussões com a ACM, foram tratados vários temas, onde se destacaram a possibilidade de desconto mútuo para filiação, aproximação entre SIGs/ACM (Special Interes Groups) e CEs (Comissões Especiais/SBC), utilização do DSP/ACM (Distinguished Speakers Program), o programa Women in CS (ACM e SBC), computação no ensino médio, entre outros assuntos.
Vale lembrar que já implantamos, em 2012, a relação SBC - DSP/ACM, inclusive com o credenciamento de indicados da SBC que já estão ativos no programa Distinguished Speakers. A aproximação das SIGs com CEs poderá proporcionar ações conjuntas importantes no futuro, tais como Joint-ChaptersSBC/ACM e conferências co-patrocinadas.
Com a IEEE, aventou-se a possibilidade de maior aproximação entre as duas sociedades a partir de um novo acordo de cooperação, formalizado através de um documento chamado MOU (Memorandum of Understanding). Em tal documento estariam formalizados descontos mútuos, ações conjuntas, indicações da SBC para comitês, etc. No presente momento, a SBC discute internamente os termos do memorando que deverá ser implantado ainda em 2012.
Com a IFIP, a SBC planeja maior participação nos comitês técnicos da IFIP (TCs - Technical Committees). Ainda em 2012, a SBC iniciará as ações para indicações de representantes nos TCs através de consultas às comissões especiais.
O CLEI representa a possibilidade de uma maior integração latino-americana na área de computação. A SBC esteve recentemente presente às reuniões do comitê executivo do CLEI em Medellín, a partir da qual novas ideias foram discutidas para uma maior participação da SBC.
Todos estes trabalhos de expansão da participação da SBC no cenário internacional serão mais efetivos na medida em que a base de nossa sociedade esteja envolvida nesses processos. Consciente dessa necessidade, a SBC busca utilizar, cada vez mais, os mecanismos adequados de participação, em especial através de suas comissões especiais.
Prof. Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA), Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas.
Destaques

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.