CONTATO | SIGA A SBC

 

 

Notícias SBC

Número 50 - Ano 2015

 

Destaques desta edição

 

Participe das Eleições 2015

O processo eleitoral para escolha da Diretoria e dos membros titulares e suplentes do Conselho da SBC iniciou terça-feira, 09, e irá até o dia 22 de junho. 

A apuração dos votos acontece já no dia 23 e todos podem acompanhar o processo no nosso Portal, bem como os candidatos e a proposta do plano de gestão 2015.

Vote e construa conosco o futuro da Sociedade!

Destaques

 

Oficina de robótica: evento paralelo com novidades

Todos os robôs construídos nas aulas serão expostos no último dia da 4ª Campus Party Recife.

Os robôs estão totalmente inseridos no dia a dia das empresas, das indústrias e até mesmo da educação. A robótica, ciência que estuda a construção de robôs, envolve várias disciplinas, como engenharia, eletrônica, física, computação, entre outras. À primeira vista, construir um autômato pode parecer algo extremamente difícil e complicado, mas uma oficina de robótica promete desvendar todos esses mistérios.

O evento será realizado dentro da programação oficial do 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), marcado para acontecer entre os dias 20 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. O tema do encontro será “A internet de tudo, toda observada”, e vai centrar seus esforços na internet das coisas.

A 1ª Oficina de Robótica do CESAR vai acontecer nos dias 20 e 21. As inscrições custam R$ 50,00 (para associados SBC) e R$ 70,00 (para não associados).

A Oficina fornecerá o material necessário para o desenvolvimento de robôs por 10 equipes, cada uma composta por cinco alunos. Cada grupo será responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de robô seguindo a metodologia de ensino proposta, porém explorando todo o potencial criativo dos participantes em itens como design, tecnologia utilizada e conhecimento dos equipamentos empregados na construção do autômato.

Os protótipos serão exibidos no domingo (26/07), em sessão de demonstração aberta, no ambiente da 4ª Campus Party Recife. O evento acontece entre os dias 23 e 26, no mesmo local do CSBC 2015.

“Nosso objetivo é fazer com que os participantes coloquem a mão na massa e desmistifiquem ideias pré-concebidas sobre a robótica, além de contribuir para o desenvolvimento da internet das coisas e sua atuação na sociedade”, explica o coordenador da oficina, César França.

“Vamos mostrar que é possível desenvolver robôs que possam ser construídos em benefício da sociedade e que possam ser utilizados no dia a dia das pessoas”, diz França, que também é pesquisador do CESAR (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife).

Futuro – O CESAR pretende reunir diversas ações de robótica e internet das coisas em torno de um selo denominado Robothink. Inicialmente, serão realizados eventos nas localidades em que a instituição possui filiais. Já estão confirmados eventos em Curitiba e Sorocaba (datas a definir).

A equipe de robótica do CESAR também confirmou presença na RoboCup 2015, de 17 a 23 de julho, em Hefei, China.

Destaques


Estão abertas as inscrições para o POSCOMP 2015

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) abriu o edital de inscrições para o Exame Nacional Para o Ingresso na Pós-graduação em Computação (POSCOMP) para o ano de 2015. O Exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos de candidatos interessados em ingressar em Programas de Pós-graduação na área, oferecidos atualmente no Brasil.

O POSCOMP 2015 será coordenado pela Sociedade Brasileira de Computação, por intermédio do Prof. Jacques Duílio Brancher (UEL), e será realizado pelo Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás (CS/UFG).

O Edital poderá ser acessado no site da UFG, onde constam também mais informações a respeito do Exame.

Se você é BRASILEIRO, inscreva-se em http://vestibular.ufg.br/2015/poscomp/

ESTRANGEIROS devem inscrever-se em https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/poscomp2015

Garanta já a sua participação!

Destaques


Participe do Treinamento de Inverno

Pré-evento da Maratona de Programação, o Treinamento de Inverno é voltado para alunos do ensino médio e para graduandos. Acontece no período do dia 13 a 24 de julho de 2015, na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica. As inscrições devem ser feitas pelo sistema Ecos.

Associados SBC têm desconto na inscrição. Corra e faça logo a sua, pois há apenas 100 vagas!

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Destaques

Estão abertas as inscrições para a ER-CAS 2015

A Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ER-CAS 2015) chega a sua terceira edição!

Evento promovido anualmente pela nossa Sociedade, a ER-CAS 2015 tem como objetivo disseminar e difundir as metodologias e tecnologias de Computação Aplicada à área de Saúde. Para isso, durante os dias do evento são realizados minicursos e painéis de discussão que envolvem participantes das diferentes comunidades científicas envolvidas nestas duas áreas do conhecimento: a Computação e a Saúde.

Faça agora a sua inscrição, acesse o site e saiba mais!

Seja um associado SBC e ganhe até 40% de desconto nas inscrições de eventos promovidos, co-promovidos e apoiados!
Venha fazer parte da maior Sociedade de Computação da América Latina!

Destaques


Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

Evento científico promovido anualmente pela SBC, o Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) representa o principal fórum no Brasil para a divulgação de resultados de pesquisa, debates, intercâmbio de idéias e atividades ligadas à segurança da informação e de sistemas computacionais.

Este ano o SBSEg acontece em Florianópolis - SC, no período de 09 a 12 de novembro e será  composto por sessões técnicas, minicursos, palestras, workshops, e tutoriais.

Participe!

Associe-se à SBC e garanta descontos de até 40% nos eventos promovidos, co-promovidos e apoiados pela nossa Sociedade. Venha fazer parte da maior Sociedade de Computação da América Latina!

Destaques

 

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.