CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC
Número 33 - Ano 2014

Destaques desta Edição

 

Saiba quais são as últimas novidades do CSBC 2014 e realize sua inscrição

Esse ano o CSBC conta, além dos eventos satélites e eventos CORE, com o II Workshop Brasil- Europa de Cooperação em TICs, apoiado pelo MCTI juntamente a Comissão da União Européia. Outra novidade relacionada ao congresso é que devido ao evento FIFA Copa do Mundo, que será do dia 12 de junho ao 13 de julho e terá Brasília como uma das suas sedes, a oferta de leitos no setor hoteleiro está sendo negociada com antecedência para garantir tarifas acessíveis a todos os participantes do evento. A comissão organizadora do CSBC 2014 reservará um conjunto de quartos específicos para os participantes do Congresso e também serão negociados alojamentos especiais para os estudantes. Os alojamentos foram escolhidos em uma parceria da SBC com o Minas Brasília Tênis Clube a uma diária de 40 reais.

A trigésima quarta edição do CSBC está se aproximando e a Sociedade Brasileira de Computação gostaria de convidar àqueles que ainda não fizeram a inscrição a participarem do evento que ocorrerá em Brasília, no período de 28 à 31 de julho. A programação completa juntamente com o formulário de inscrição encontram-se para acesso no site do evento.

Destaques

 

SBC realiza três novas ações para arrecadação de associados

Com o objetivo de aumentar  o número de associados, a Sociedade Brasileira de Computação, que hoje conta com 3.753 associados confirmados, organizou três novas ações.

Com as comemorações dos 35 anos da SBC, está vigente até o dia 31 de maio uma promoção para a categoria "Estudante de Graduação Básico" de renovação gratuita e automática.

A SBC também está enviando mensagens aos associados nas categorias "Efetivo" e "Estudante" com chamada para renovação da associação antes do CSBC 2014, que será realizado entre os dias 28 e 31 de julho de forma que usufruam também dos descontos oferecidos.

Por último, a Sociedade Brasileira de Computação está efetivando uma campanha de telemarketing feita inicialmente com associados do Rio Grande do Sul e em seguida será direcionada aos demais estados do Brasil.


Destaques

 

Saiba como foi o SBRC 2014 e quais os artigos premiados

Na semana passada, entre os dias 24 e 28 de maio, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2014) reuniu mais de 600 participantes em Florianópolis. Foram apresentados 63 artigos completos sob a supervisão dos coordenadores gerais Joni Fraga e Frank Siqueira.

Estão listados abaixo alguns números referentes ao SBRC 2014:

- foram submetidos 222 artigos para a trilha principal,  66 foram aceitos (taxa de aceitação de 29,7%)

- praticamente todos os artigos tiveram 4 revisões cada

- todos os artigos apresentados na trilha principal serão publicados no IEEE Xplore (Online)

- 77.9% dos autores escreveram um "rebuttal". Eles foram considerados na resolução de conflitos e fizeram com que aproximadamente 23% das avaliações foram modificadas pelos revisores.

- os anais do evento estão disponíveis para acesso na página do evento.

Foram quatro os artigos premiados:

1º lugar: Implicações na Segurança e na Credibilidade de Serviços Baseados no Twitter

Carlos Sena de Freitas (UFMG), Fabrício Benevenuto (UFMG), Adriano Veloso (UFMG)

2º lugar: Sobre a Capacidade de Servir Usuários de um Sistema P2P: Como Pequenas Mudanças Impactam o Desempenho

Daniel Menasche (UFRJ), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Rosa Leão (UFRJ), Donald Towsley (UMASS)

3º lugar: Latência Versus Sobrevivência no Projeto de Centros de Dados Geograficamente Distribuídos

Rodrigo de Souza Couto (UFRJ), Stefano Secci (Pierre and Marie Curie University- Paris 6), Miguel Elias Mitre Campista (UFRJ), Luis Henrique Costa (UFRJ).

Esses artigos e outros bem avaliados serão convidados a submeter versões estendidas para as revistas Jounal of Internet Services and Applications (JISA) e Rede Brasileira de Redes e Sistemas Distribuídos (RB- RESD).

Nessa edição criou-se também o prêmio de ''Melhor Revisor do SBRC 2014'', que foi concedido aos professores Luiz Fernando Bittencout (UNICAMP) e Silvana Rossedo (UFRJ).

Destaques

 

Inscrições abertas para a Competição Intel de Sistemas Embarcados 2014

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para a Competição Intel de Sistemas Embarcados que acontecerá durante o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais - SBESC 2014.

A competição é destinada a alunos de graduação e pós-graduação e tem como objetivo propiciar a oportunidade de desenvolvimento de Sistemas Inteligentes e inovadores, contribuindo para a evolução desse segmento da Computação no Brasil. As equipes devem ter no máximo três estudantes e precisam ter um professor orientador. As inscrições podem ser feitas através do site.

As equipes selecionadas receberão uma placa de desenvolvimento para a preparação do projeto e, durante o desenvolvimento, cada equipe deverá redigir um relatório que será entregue ao fim da preparação do projeto, quando deverão apresentar sua proposta no SBESC 2014, a ser realizado entre os dias 3 e 7 de novembro em Manaus – AM.

Destaques

 

Inscrições abertas para a Maratona de Programação 2014

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que teve início em 1996.  Desde o ano de 2006, o evento vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 19ª edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc). A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano tem-se observado que as instituições e, principalmente, as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona.

Leia mais e faça sua inscrição através do site.

Destaques

 


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.