CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC número31/ ano 2014

Destaques desta Edição

 

Professor Antonio Luz Furtado é o ganhador do Peter P.Chen Award 2014

O Peter P. Chen Award é um prêmio de máximo reconhecimento concedido a pessoas que contribuíram de maneira efetiva na área de pesquisa e de educação no campo de modelagem conceitual. Entre os critérios para a indicação ao prêmio estão pesquisa, serviço, educação, contribuição prática e reputação internacional. Criado em 2008, é a primeira vez que o prêmio é concedido a um pesquisador brasileiro.

Antonio Luz Furtado possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Informática pela PUC-Rio, mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado plus Phd em Computer Science pela University of Toronto. Atualmente é professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Furtado tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, atuando principalmente em Data Bases e Graphs.

Essa é a mais recente premiação de Antonio Furtado que em 1973 foi nomeado Felowship of the Norman Stuart Robertson pela Universidade de Toronto, em 1975 Membro do Board of Trustees VLBD Endowment, em 2004 foi premiado pelo trabalho acadêmico em Banco de Dados pela Sociedade Brasileira de Computação e em 2006 foi agraciado pela Ordem Nacional do Mérito  Científico.

É com grande orgulho que a Sociedade Brasileira de Computação parabeniza o Professor Antonio Luz Furtado por ter sido o ganhador do Peter P. Chen Award 2014 reflexo de suas contribuições para a área de modelagem, para a ER Conference bem como pelo papel relevante que exerceu como um dos mentores da Comunidade Brasileira de Banco de Dados, hoje reconhecida internacionalmente.

Destaques

 

XVI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2014)

Estão abertas as inscrições para a XVI Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2014), uma competição anual promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, patrocinada pela Fundação Carlos Chagas e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp.

A OBI tem o objetivo de incentivar o ensino de Computação em geral, e em especial o ensino de resolução de problemas utilizando o computador. Para as modalidades iniciais da OBI, destinada a alunos a partir do ensino fundamental, não é necessário saber programação: as provas são feitas com papel e lápis, abordando questões de lógica. Nas modalidades mais avançadas, o aluno necessita acesso a um computador com ambiente de programação, e conhecimentos de programação (as modalidades têm níveis de dificuldade distintos).

Todos os participantes recebem certificado de participação; os melhores de cada modalidade recebem também medalhas (ouro, prata e bronze). E os melhores entre os melhores são convidados a participar, na primeira semana de dezembro, de cursos de programação oferecidos na Unicamp, com a oportunidade de serem selecionados para participar da Olimpíada Internacional de Informática de 2015 (que será realizada na Russia).

Em 2014 a OBI está introduzindo uma nova modalidade: a Modalidade Universitária, destinada a alunos que estejam cursando, pela primeira vez, o primeiro ano de um curso de graduação (qualquer curso). É uma ótima oportunidade de introduzir os alunos ingressastes a competições de programação, para que se animem a participar da Maratona de Programação (http://maratona.ime.usp.br).
Para mais informações, visite http://olimpiada.ic.unicamp.br.


Destaques

 

XXVI Semana de Computação e Informática da FIPP/Unoeste (INFOESTE 2014)


O INFOESTE, evento apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação, acontecerá no período de 26 a 30 de maio de 2014 em Presidente Prudente, São Paulo.

O evento, que é aberto a toda a comunidade regional e de outros centros, procura congregar estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, profissionais e demais interessados em informática, objetivando a difusão da computação e informática e do seu bom uso, trazendo para o debate aberto temas importantes que indicam as tendências tecnológicas e do mercado atual, além da discussão de práticas pedagógicas no ensino superior, buscando atingir com mais ênfase o alunado dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Redes de Computadores e Tecnologia em Gestão da TI da FIPP / Unoeste.


Destaques

 

Summer School on Big Data


Este ano, o evento será realizado no período de 12 a 16 de maio, na Cidade Universitária (Campus Fundão) da UFRJ. O objetivo principal é auxiliar a formação de cientistas de dados no Brasil. A Escola de Verão EMC em Big Data está atraindo cada vez mais atenção tanto da academia quanto da indústria mas uma compreensão profunda da área é necessária para identificar plenamente suas oportunidades.

As pessoas e as máquinas estão criando e compartilhando todos os tipos de dados estruturados e não estruturados. Devido aos avanços em sensores e tecnologia de hardware, aplicações de dados intensivos para Ciência e indústria em diferentes áreas , tais como Petróleo e Gás , Electricidade , Biologia, Astronomia, Meteorologia,Física Nuclear, entretenimento e finanças, estão lidando com quantidades cada vez maiores de dados. Previsão com base na análise dessas enormes quantidades de dados pode adicionar um enorme valor para as pessoas, as empresas e a sociedade como um todo. E a tendência está apenas começando. Computing tende a tornar-se generalizada, com sensores em todos os lugares , gerando dados que são usados ​​por todos os tipos de dispositivos e serviços. Estima-se pelos peritos que em 2020 a quantidade de dados gerados no mundo será 50 vezes maior do que é hoje.

O tamanho dos dados é apenas uma parte do problema. O número e variedade de fontes , bem como a velocidade em que os dados têm de ser processados ​​são outras características importantes que têm de ser considerados. Sozinhos ou combinados, esses recursos criam grandes desafios a serem abordados relacionados ao armazenamento,processamento, visualização e, mais importante, descobrir como analisar e alavancar Big Data .

Neste contexto, a EMC, como uma empresa posicionada estrategicamente nas áreas de Big Data e Cloud Computing, convida os estudantes de pós-graduação de Ciência da Computação, professores e profissionais para se familiarizarem com esta agenda de pesquisa fascinante, tomando parte na Escola de Verão sobre Big Data.

As inscrições para o evento podem ser realizadas até o dia 17 de abril através do site.

 



Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.