CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC 30/2014

Destaques desta Edição

 

SBC comemora 35 anos

A Sociedade Brasileira de Computação está comemorando os seus 35 anos até julho de 2014. São anos frutíferos de estímulo à pesquisa, ao ensino e ao desenvolvimento em computação no Brasil. Para comemorar esta importante data, além de criar um logotipo comemorativo, recriou sua marca, que já circula nas mídias digitais da Sociedade.

Também foi retomada a atenção e a atualização de suas mídias quanto à divulgação de notícias relacionadas à SBC e a assuntos que fomentem a pesquisa e o estudo sobre informática no país.

Para um futuro próximo, um novo portal está sendo preparado e uma nova interface digital será apresentada a toda a comunidade. O objetivo da nova página é permitir que a ferramenta seja um meio de comunicação mais eficiente e interativo com seus usuários.

Ainda, em homenagem aos seus 35 anos, a Sociedade lançará durante o CSBC 2014 o livro Memórias da Sociedade Brasileira de Computação. A obra foi  organizada pelo Diretor de Relações Profissionais da SBC - professor Roberto da Silva Bigonha – que também é o editor responsável. A publicação conta as principais conquistas de cada gestão da instituição, levantando dados sobre o contexto brasileiro em cada época e quais os desafios da Sociedade Brasileira de Computação ao longo dos anos.

Destaques

 

XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software


O SBQS 2014 será realizado no período de 04 à 08 de agosto em Blumenau- Santa Catarina. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, tem como objetivo principal reunir pesquisadores, profissionais, empresários, professores e estudantes de diversas áreas interessados em questões relativas à qualidade de software. O congresso é anual e em edições anteriores já foi sediado em Santa Catarina, Minas Gerais, Pará, Ceará e Bahia.

O SBQS é um fórum onde a comunidade científica e a indústria da área de software se encontram para compartilhar experiências, discutir soluções e problemas para questões diversas além de estabelecer novas parcerias.


Destaques

 

Flávio Wagner e Lisandro Granville reeleitos para o CGI.br


O vice-presidente da SBC Lisandro Z. Granville e Flávio R. Wagner, conselheiro da Sociedade Brasileira de Computação no período entre 2009 e 2013, foram reeleitos como conselheiros do CGI.br - Comitê Gestor da Internet no Brasil, como representantes da comunidade científica e tecnológica, para um novo mandato de três anos.

O CGI.br, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, administra o domínio .br e coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multissetorialidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet elogiado internacionalmente, com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

O Prof. Flávio foi indicado candidato pela SBC - Sociedade Brasileira de Computação, enquanto o Prof. Lisandro foi indicado pelo LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores. Oito entidades da comunidade científica e tecnológica se inscreveram como eleitoras e indicaram seis candidatos para ocupar as três vagas reservadas para a comunidade no CGI.br. Os professores Flávio e Lisandro foram eleitos em primeiro turno, com quatro votos cada. A terceira vaga da comunidade será ainda decidida numa votação em segundo turno.

Destaques

 

A VOZ da SBC – Por Paulo Roberto Freire Cunha, Presidente da SBC


Prezados associados,

É com grande satisfação que a Sociedade Brasileira de Computação apresenta para todos a sua nova identidade visual, como marca dos seus 35 anos. Vivemos um processo constante de mudança como consequência do mundo globalizado. Todos nós precisamos nos adaptar a esse “novo ritmo” na mesma velocidade e é por esse motivo que nós que fazemos a SBC aproveitamos esse aniversário para atualizar a nossa marca e o padrão visual dos nossos meios de comunicação.

A mudança é muito sutil. Tivemos o cuidado de redesenhar a marca da nossa Sociedade atualizando seu desenho e suas fontes de acordo com os novos elementos visuais usados atualmente pelo design gráfico. Aproveitamos a oportunidade para agregar o selo comemorativo pelos 35 anos da SBC. A aplicação da nossa nova marca poderá ser vista em todos os meios de comunicação da Sociedade, inclusive neste boletim.

Outra notícia interessante para festejar esse momento tão importante para a SBC será o lançamento do livro Memória da Sociedade Brasileira de Computação no XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2014), em Brasília, de 28 a 31 de julho, logo após a copa do mundo.  

O livro foi organizado pelo Diretor de Relações Profissionais da SBC, o Professor Roberto da Silva Bigonha, que estruturou todos os documentos e artigos escritos pelos ex-presidentes da SBC numa obra que contará as conquistas de cada gestão, o contexto do país da época e quais os desafios da Sociedade Brasileira de Computação ao longo dos anos. A publicação será disponibilizada nas versões impressa e digital e será apresentada no CSBC 2014.

Outra novidade está programada para ser lançada ainda neste ano: a mudança do nosso portal. Uma nova página, mais prática e interativa, está sendo preparada para vocês.  Falaremos mais sobre este assunto em breve.

Essas são algumas das novidades que eu gostaria de contar para vocês. Esperamos construir cada vez mais uma relação de proximidade e compromisso com todos que fazem parte da SBC e, por isso, acreditamos que as mudanças são essenciais para a renovação e o crescimento desta Sociedade Brasileira de Computação.


Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.