CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 21/2013

Destaques desta Edição


Sociedade Brasileira de Computação apresenta a criação de Código e  da Comissão de Ética

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) acaba de instaurar o Código de Ética da Instituição, voltado para reger o mercado de Informática no Brasil. Foi instaurada também uma Comissão de Ética que será presidida pelo professor e Diretor de Relações Profissionais Roberto Bigonha. A Comissão também terá como membros: Carlos José Pereira de Lucena, Flávio Rech Wagner, Itana Gimenes e Paulo César Masiero.

A Comissão surge para zelar pela ética do exercício aos profissionais de Informática, esclarecer a Sociedade sobre seu papel na regulação de normas éticas aplicáveis a esse exercício e atuar como órgão judiciante nos litígios éticos que tenham por objeto o exercício profissional de Informática. Além disso, a Comissão passará a oferecer Assessoria técnica na conduta ética na área de Informática, fornecendo orientação a órgãos públicos e sociedade em geral, sempre que solicitada.

Também estão programadas reuniões anuais da Comissão durante as realizações do Congresso da SBC e extraordinariamente, sempre que solicitada pelo Presidente. De acordo com Bigonha, “O Código de Ética estabelece um padrão de conduta dos profissionais de Informática no exercício de sua profissão. E a Comissão de Ética tem, por sua vez, o papel de interpretar e aplicar o Código sempre que necessário”.

Regimento Comissão de Ética
Código de Ética

Destaques

Prorrogadas as inscrições para o POSCOMP 2013

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) lançou o edital de prorrogação das inscrições para o Exame Nacional Para o Ingresso Na Pós Graduação em Computação (POSCOMP). Os interessados têm o dia 25 de agosto de 2013 de agosto para se inscrever.
O Exame tem como objetivo avaliar os conhecimentos de  candidatos interessados ingressar em Programas de Pós-Graduação na área oferecidos atualmente no Brasil. Além das cidades brasileiras, o Peru e a Colômbia também sediarão o Exame, que será aplicado no dia 29 de setembro de 2013, às 15h (horário de Brasília).

As provas terão um total de 70 questões, divididas entre Matemática (20 questões), Fundamentos de Computação (30 questões) e Tecnologias da Computação (20 questões). As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no site: http://www.cops.uel.br/ entre os dias 22 de julho e 20 de agosto de 2013, e custam R$ 60 (para associados da SBC) e R$ 80,00 (não associados).

A data limite para pagamento do boleto bancário é o dia 26/08/2013 conforme o edital (link). Importante que os interessados deverão observar os horários específicos de cada uma das 51 sedes no Brasil e 4 no exterior.


Destaques

Presidente da SBC ministra palestra sobre a importância da Sociedade Científica na UFF

“A importância da Sociedade Científica: Por que se associar à Sociedade Brasileira de Computação?”. Esse é o tema da palestra que será ministrada pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Professor Paulo Cunha, no dia 28 de agosto, às 14h, na aula inaugural da pós-graduação do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O objetivo do encontro é explicar o papel da SBC como Sociedade Científica da Computação e a importância de se tornar sócio de uma instituição que representa os profissionais da Computação no Brasil.

O convite foi feito pelo do coordenador do Programa do Instituto de Computação da UFF, Professor Celso da Cruz Carneiro Ribeiro.

Destaques

A Voz da SBC -  Marcelo Duduchi – Diretor de Secretarias Regionais

A SBC tem como um dos seus principais ideais a promoção do ensino, pesquisa e desenvolvimento de computação buscando a emancipação tecnológica de todo o Brasil. Para estar presente em todo cenário nacional, tanto no aspecto geográfico como institucional é necessário termos uma organização capilarizada, com Secretarias Regionais e Representações Institucionais e Estudantis. Estas permitem alcançar toda comunidade de computação brasileira, tendo um papel fundamental, uma vez que estão próximas dos nossos associados e da comunidade como um todo, recebendo e fornecendo informações preciosas.

A SBC, que possuía inicialmente cinco Secretarias Regionais, cada uma responsável por uma das cinco regiões de maior concentração de sócios na época, conta agora com vinte e três Secretarias Regionais espalhadas por todo o território nacional, fruto do trabalho sério dos diretores, secretários e representantes ligados às secretarias que não mediram esforços para termos a sociedade que temos hoje.

Os principais desafios neste momento são o aumento da representação regional da SBC, a ampliação das associações vinculadas à representação institucional e estudantil, a ampliação da realização de eventos regionais, o aumento da visibilidade da SBC, a atração de novos talentos para a computação e a maior integração e colaboração entre as Secretarias Regionais.

Para ampliar a representação regional da SBC é necessário viabilizar o apoio e promoção de ações diretas das Secretarias Regionais em instituições de ensino e pesquisa, aumentando o número de representantes institucionais e estudantis e sócios institucionais. É importante ainda viabilizar ações conjuntas de secretários regionais com a Diretoria de Articulação com Empresas, buscando novos sócios institucionais e individuais nas empresas.

Já o aumento das associações vinculadas à representação institucional e estudantil, só é possível a partir do apoio aos eventos regionais como as Semanas da SBC e maior participação das secretarias regionais em eventos de âmbito nacional, promovidos pelas comissões especiais da SBC, aproximando as secretarias regionais das comissões especiais.

A ampliação da realização de eventos regionais pode ser conseguida pelo incentivo a promoção de eventos na área de educação em computação para melhorar a qualidade do ensino como os workshops de educação em computação regionais e a formação de recursos humanos e a difusão do conhecimento em computação como as escolas regionais. É importante também promover realização de eventos para identificar os grandes desafios regionais da computação.

Para aumentar a visibilidade da SBC atraindo novos talentos é importante promover projetos de ação social, palestras, cursos e competições como a Olimpíada Brasileira de Informática e a Maratona de Programação, difundindo o conhecimento da computação tanto no ensino superior como no ensino médio e fundamental. Isso pode ser viabilizado por ações de capitação de recursos junto a órgãos e agências de fomento nacionais e regionais.

Por fim, a promoção de maior integração entre as Secretarias Regionais da própria tecnologia da informação entre outros, proporcionará a troca de experiências, cooperação e articulação de ações institucionais da SBC sendo possível atingir de forma mais homogênea a comunidade acadêmica e científica de computação de todas as regiões do país.

Todos estes desafios, só serão alcançados a partir do empenho da Diretoria de Secretarias Regionais e dos atuais secretários regionais que, neste momento, estão construindo junto com seus representantes institucionais e estudantis seus planos de ação para o próximo biênio. Mãos à obra!

Destaques


 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.