CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 13/2013

Destaques desta Edição


SBC participa do seminário da área de Computação realizado pela CAPES

A Coordenação da Área de Ciência da Computação da CAPES organizou o seminário “The Brazilian Computer Science in the International Scenario” nos dias 18 e 19 de março de 2013, no auditório Anísio Teixeira – CAPES, em Brasília.

A abertura do evento contou com a presença dos Professores Jorge Guimarães – Presidente da CAPES, Lívio Amaral – Diretor de Avaliação da CAPES, Philippe Navaux – Coordenador da Área da Ciência da Computação, Paulo Cunha – Presidente da SBC e Renata Araújo – Presidente do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Computação e do Professor John Hopcroft de Cornell, representando os convidados internacionais.


O grande destaque do seminário foi o painel internacional dia 19, formado pelos professores Hans-Ulrich Heiss – vice-reitor da TU-Berlin, Alemanha, John Hopcroft, Turing Award - Cornell University, USA, Michel Robert – reitor da Université Montpellier 2, França, e Eli Upfal – professor e ex-chefe de departamento da Brown University, USA, que assistiram  as apresentações dos programas de níveis 5, 6 e 7 no dia 18 de março e apresentaram no painel seus comentários gerais sobre o posicionamento dos programas frente à comunidade internacional.

No painel os convidados internacionais apresentaram também sua visão sobre a Ciência da Computação na Europa e nos Estados Unidos e das formas de avaliação em seus respectivos países. No mês de abril, eles enviarão um relatório consolidado à Coordenação da Área de Ciência da Computação da Capes. O relatório será disponibilizado à comunidade na página da Área no portal da Capes.

Atualmente a área de pós-graduação em Ciência da Computação no país possui 71 programas, tendo crescido mais de 30% no último triênio.

 

SBC convoca associados para processo eleitoral

Começa neste mês de abril o processo eleitoral da SBC para a escolha da Diretoria e dos membros titulares e suplentes do conselho, biênio 2013/2015. A partir do dia 08/04 as chapas para a Diretoria e os candidatos ao Conselho da SBC poderão realizar suas inscrições. As chapas e candidatos inscritos terão um mês para realizar sua campanha. As eleições se iniciarão dia 10/06 e irão até o dia 27/06. A apuração e a divulgação dos resultados acontecerão no dia seguinte, dia 28/06. Um passo a passo deste processo eleitoral pode ser conferido no Portal da SBC.

 

Acontece em abril Workshop de Preparação para o Terceiro Seminário de Grandes Desafios em Computação

Nos dias 15 e 16 de abril, acontece em São Paulo o Workshop de Preparação para o Terceiro Seminário de Grandes Desafios da Computação. Ele será organizado conjuntamente pela SBC, Brasscom e o Ministério de Ciência e Tecnologia. O objetivo do evento é identificar os grandes desafios reais na área de Tecnologia da Informação e Comunicação do setor e de grandes instituições públicas brasileiras que venham a se associar a este projeto.

Representantes destes diversos setores irão apresentar em painéis os desafios de suas áreas para os quais a Computação ainda não tem resposta ou que as entidades ainda não conseguem resolver. Participarão deste workshop instituições públicas e privadas convidadas a apresentarem seus principais desafios nesta área de TIC, membros do Ministério de Ciência e Tecnologia, pesquisadores ligados à SBC que tenham experiência de cooperação com a indústria e empresas associadas à Brasscom, que tenham casos de cooperação com a academia a serem relatados.

Mais informações podem ser conferidas no Portal da SBC.

 

Fique por dentro dos Eventos Promovidos pela SBC

Acontece na próxima semana o ERBD 2013

IX Escola Regional de Bando de Dados (ERBD), evento promovido pela SBC, irá ocorrer de 10 a 12 de abril em Camboriú (Santa Catarina) e terá como tema Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Foco que foi escolhido com base nas discussões apresentadas pelo Comitê Diretivo da ERBD em conjunto com a organização local. 

As inscrições podem ser realizadas online, através do Sistema de Inscrições da SBC, e garantem ao participante acesso em todas as atividades do evento. Neste ano ainda haverá uma novidade: as inscrições na categoria de Caravanas. Sócios da SBC terão desconto nas taxas, que podem ser conferidas no site da ERBD 2013

A programação completa do evento pode ser conferida no site e incluí oficinas, palestras e minicursos.

Computação verde é tema da ERBASE 2013

XIII Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, que acontece de 23 a 26 de abril em Aracaju (Sergipe), terá como tema a Computação Verde. O coordenador do evento, Sérgio Medeiros, explica que se queria discutir nesta edição da ERBASE algo que não fosse apenas um tema regional, mas, sim, que tivesse uma abrangência maior. 

A programação contará com palestras, minicursos e laboratórios, que foram definidos visando atender a um público diverso, formado por estudantes de cursos como Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Pode-se conferir no site do evento a programação completa, com os horários e os responsáveis por cada atividade do evento. 

As inscrições podem ser realizadas através do site do ERBASE 2013. Sócios da SBC têm descontos na taxa de inscrição, que permite participar das palestras e dos vários workshops/eventos do congresso, como o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e de Graduação (WTICG) e o Workshop de Software Livre Bahia Alagoas Sergipe (FreeBASE). Outras atividades, porém, como os minicursos, laboratórios e a maratona de programação, exigem um pagamento separado que também pode ser realizado pelo site.

Primeira edição da ER-CAS começa dia 26

Nos dias 26 e 27 de abril, em São Paulo (Brasil), ocorrerá a primeira edição da Escola Regional de Computação Aplicada à Saúde (ER-CAS). O evento busca discutir o tema de informática na saúde, promovendo a interação entre os profissionais de diferentes áreas, como computação e medicina. 

Para essa primeira edição, a ER-CAS está formatada como um conjunto de minicursos e mesa redonda, com vagas limitadas a cinqüenta participantes.  A inscrição dá acesso a todas as atividades. A programação completa e os valores das taxas de inscrição podem ser conferidos do site do evento.

O calendário com os próximos eventos apoiados ou promovidos pela Sociedade pode ser conferido no Portal da SBC.

 

Voz da Diretoria: A Importância das Escolas Regionais da SBC: 
Primeiros Passos de Futuros Pesquisadores
Thaís Batista, Diretora das Secretarias Regionais da SBC


As Escolas Regionais da SBC  (ERIs) são eventos promovidos pela SBC visando proporcionar aos estudantes e profissionais de todas as regiões do Brasil acesso a um fórum de discussão sobre tópicos relevantes na área de Computação. Seu caráter regional permite a participação de estudantes e profissionais da localidade, que muitas vezes não tem condições de participar dos tradicionais grandes eventos da SBC devido à impossibilidade de deslocamento.  As Escolas promovem a inclusão e são efetivos instrumentos de realização da responsabilidade profissional e social da nossa sociedade.

Atualmente a SBC está organizada em torno de 23 secretarias regionais que são responsáveis pela realização das ERIs. Alguns locais especializaram as Escolas Regionais criando Escolas temáticas, que tratam de uma área específica, tais como a Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC), Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD) e a Escola Regional de Banco de Dados (ERBD), entre outras. 

Anualmente a SBC organiza uma média de 16 Escolas Regionais que juntas atingem um público de cerca de 2500 participantes. A maioria dos participantes são estudantes de graduação que tem seu primeiro contato com eventos científicos participando de uma ERI. Dessa forma, as Escolas Regionais têm um papel fundamental na formação dos estudantes e na iniciação de futuros pesquisadores, colocando-os em contato com temas avançados e trabalhos desenvolvidos por pesquisadores da área. 

Pesquisadores interessados em realizar uma Escola Regional, temática ou não, entre em contato com o secretário regional do seu estado. A lista de secretários regionais está disponível no Portal da SBC.

 

 

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.