CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 08/2012

Destaques desta Edição

Diretoria da SBC se reúne em Porto Alegre

Integrantes da Diretoria da SBC se reuniram nos dias 19 e 20 de novembro no Hotel Sheraton, em Porto Alegre (RS), com o intuito de alinhar as atividades da gestão entre as diretorias e a presidência da Sociedade.  O encontro contou com a presença dos professores Paulo Cunha, presidente da SBC; Lisandro Granville, vice-presidente; Luciano Gaspary, diretor administrativo; Luci Pirmez, diretora de finanças; Ana Carolina Salgado, diretora de planejamento e programas especiais; Altigran da Silva, diretor de eventos e comissões especiais; Mirella Moro, diretora de educação; Roberto Bigonha, diretor de relações profissionais; Raimundo Macêdo, diretor de cooperação com sociedades científicas; Karin Breitman, diretora de publicações; Edson Cáceres, diretor de divulgação e marketing e Sergio Cavalcante, diretor de articulação de empresas.
Entre os diversos assuntos pautados, estiveram as importantes ações realizadas pela presidência: a consolidação do SBC Notícias, o lançamento do Programa TI Maior do MCTI, a palestra sobre a SBC na Semana de Computação da UFBA, a participação na Final Nacional da Maratona de Programação e a indicação para o Conselho de Administração da SOFTEX. 
No que tange projetos em andamento, o diretor Paulo Cunha destacou a cooperação entre as Diretorias, o aumento no número de associados da SBC, a implementação do planejamento orçamentário da Sociedade, a estruturação  e consolidação das Grandes Áreas e Comissões Especiais da SBC, a implantação de ferramentas de gestão  para as Secretarias Regionais,  a melhoria na divulgação das ações da SBC e das questões nacionais da Computação na mídia nacional.
Também foi discutida a realização da nova edição do Seminário Grandes Desafios da Computação, voltado para a indústria brasileira. Outros assuntos como: a identificação de um modelo de aproximação entre a SBC, às empresas e a indústria; a criação de oportunidades em PD&I em áreas com educação, biotecnologia, engenharias, energia, petróleo, gás; a criação do Comitê de Ética da SBC e a aproximação com outras sociedades científicas congêneres nacionais e em especial a SBPC, estiveram presentes na pauta da reunião.
Metas, como fortalecer o trabalho da Comissão de Educação da SBC através do WEI, motivar as escolas estaduais a participarem da OBI, impulsionar o lançamento e a publicação de novos journals e criar uma linha de produtos educacionais reunindo JAIs, minicursos e tutoriais ministrados nos simpósios, também foram estabelecidas.
A próxima reunião da Diretoria deve ocorrer em março de 2013.

Destaques

SBC estreita relações com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI)

A Sociedade Brasileira de Computação aderiu ao Programa TI Maior

A última Reunião de Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizada no dia 20 de novembro, contou com a participação virtual do Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida. O secretário afirmou estar muito empenhado a estreitar e intensificar as relações entre o MCTI e a SBC, evidenciando o fato da Sociedade ter aderido ao Programa TI Maior, cujo principal objetivo é apoiar e fomentar a ampliação do segmento de software no País.
As discussões deste momento do evento giraram em torno dos quatro pilares fundamentais do programa: a valorização/fortalecimento de produtos de software; fomento a startups, por meio de aceleradoras – será lançado um edital no qual a SBC será convidada a participar do processo de seleção das aceleradoras; atração de Centros de P&D no Brasil; documento que norteará o processo de certificação de produtos nacionais, que encontra-se em fase de consulta pública (encerra em dezembro).
O presidente da SBC, Paulo Cunha, comemorou o estreitamento das relações SBC/MCTI e solicitou ao secretário que concretizasse essas oportunidades por meio de outros encontros com a diretoria da SBC. Paulo também enfatizou que o MCTI e o Programa TI Maior podiam contar com a colaboração de toda a SBC.

Destaques

Presidente da SBC participa de comitiva do Governo de Pernambuco para conhecer tecnologias de segurança para as cidades da Copa do Mundo de 2014

O professor Paulo Cunha visitou a China e a Coreia do Sul com a equipe da Secretaria de Defesa Social do Estado

Em recente viagem à China e à Coreia do Sul, o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e também diretor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Paulo Cunha, participou da Comitiva da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado de Pernambuco. O objetivo desta missão foi conhecer as soluções tecnológicas de segurança disponíveis nesses países para montar uma Central de Controle e Monitoramento e Gerenciamento de Crises em Pernambuco.  A ideia é que  sejam montados centros integrados com as polícias, bombeiros, centrais de água, metereologia, etc., em cidades que terão jogos da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Destaques

Conselho diretivo do Centro Latino Americano de Informática (CLEI) realiza reuniões em conferência na Colômbia

O professor Raimundo Macêdo, Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da SBC, representou o Brasil nas reuniões

A conferência do CLEI, realizada em Medellín, na Colômbia, ocorreu durante os dias 01 a 05 de outubro (apesar de as reuniões do conselho terem sido iniciadas no dia 30 de setembro). Segundo o professor Macêdo, foram tomadas decisões relativas à inclusão de novas universidades associadas, utilização de recursos do CLEI para ajuda de custo a eventos, valores de anuidade e veículos e formas de publicações para conferências do CLEI. Também foi feita a escolha dos novos dirigentes do comitê executivo para o próximo biênio (2012-2014): a presidente eleita foi Gabriela Marin, da Costa Rica. Outra decisão importante foi tomada acerca do novo valor da anuidade, que passará a ser U$ 350 a partir de 1º de março de 2013. Até o dia 20 de fevereiro de 2013, as instituições em débito poderão regularizar suas anuidades e pagar as novas pelo valor de U$ 250.
O professor Macêdo ressalta o entusiasmo dos participantes da conferência, que resultou em um bom ambiente de convivência. “Podemos observar um empenho cada vez maior na melhoria da qualidade dos trabalhos e ampliação de membros associados. Em especial, observa-se um crescimento na direção da América Central e do Caribe.”
Por estes motivos, o professor pondera sobre a importância da SBC e de outras instituições brasileiras em ampliarem suas participações no CLEI, não somente através de participações em publicações, mas, sobretudo, em fóruns e grupos de trabalho. “Na Colômbia, por exemplo, nota-se um grande esforço de criação de infra-estrutura industrial para o setor, inclusive com a existência de um Ministério de TIC e estruturação de parques tecnológicos.”
A política de atuação da SBC junto ao CLEI foi objeto de discussão durante a última reunião da diretoria da SBC, realizada no final do outubro. “Creio que há novos desafios e oportunidades à nossa frente”, finaliza o professor.
O CLEI 2013 será realizado na Venezuela em outubro.

Destaques

Conselheiro da SBC comandará Agência Recifense para Inovação e Estratégiada SBC comandará Agência Recifense para Inovação e Estratégia

Silvio Meira estará à frente da ARIES no governo do  novo prefeito do Recife Geraldo Júlio

Anunciada na semana passada, a lista do secretariado da Prefeitura do Recife no governo do novo prefeito Geraldo Júlio contará com o trabalho do Conselheiro da SBC e Professor Titular de Engenharia de Software do Centro de Informática (CIn) da UFPE, Sílvio Meira. O professor estará à frente do processo de criação da Agência Recife para Inovação e Estratégia – ARIES.
A ARIES será uma organização social (OS) autossustentável que funcionará nos moldes do Porto Digital, com gestores contratados no Mercado, com objetivos de curto e longo prazo. Como exemplo do que fará no curto prazo, a ARIES cuidará do "projeto recife500anos, que a cidade há de comemorar em 2037. Como posicionar uma grande cidade de 500 anos? O que aconteceu até aqui, com ou sem estratégia e inovação? E o que pode vir a acontecer, se houver vetores de inovação e estratégia, articulados, na e para a cidade e sua região de influência, nos próximos 50, 100, 200 anos?”, diz o Professor Meira.
Formado no Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Sílvio Meira é mestre em Informática pela UFPE e doutor em Computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra). É professor titular de engenharia de software do CIn/UFPE, cientista-chefe do CESAR e presidente do conselho do Porto Digital. Atualmente, é fellow do Berkman Center for Internet and Society da Harvard University. 

Destaques

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.