CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 06/2012

Destaques desta Edição

Final brasileira da Maratona de Programação ocorrerá em novembro

O Presidente da SBC, Paulo Cunha, estará presente na cerimônia de abertura

Evento promovido pela SBC, a Maratona de Programação é a mais importante competição da área de computação no país, voltada para times de estudantes do ensino superior. Trata-se de um evento mundial, composto por várias fases. No Brasil, a etapa nacional da Maratona de Programação 2012 será realizada nos dias 09 e 10 de novembro, em Londrina, no Paraná, e contará com a presença do presidente da SBC, o professor Paulo Cunha.
A primeira fase da competição ocorreu em setembro, em mais de 35 sedes: 545 times com os melhores programadores de 194 instituições de ensino na área de Computação participaram. O resultado foi a classificação dos melhores 50 times para a Final Brasileira. O evento, que desde 2006 vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas, é concomitante com outras provas no resto da América Latina. Os melhores times da Maratona classificam-se para representar o país na final mundial do International Collegiate Programming Contest, o ICPC, que ocorrerá de 30 de junho a 4 de julho em São Petersburgo, Rússia.
O diretor de Competições Científicas da SBC e professor do Instituto de Computação da UNICAMP, Ricardo Anido, coordena o grupo que prepara os problemas para a prova final. Ele é composto por professores, ex-competidores e profissionais de vários países. Sobre o processo de elaboração dos desafios, Anido ressalta a constante busca por problemas novos a serem incluídos na prova. No final de junho de cada ano é feito um convite (enviado pela lista da SBC, entre outros meios) para todos aqueles que queiram contribuir: esta diversidade é importante para manter a competição interessante.
Outro aspecto que vale a pena ser destacado é o fato de que muitos dos competidores da Maratona, bem como parte daqueles que ajudam na organização e na preparação das provas, são ex-competidores, não apenas da Maratona, mas também da Olimpíada Brasileira de Informática. "Ou seja, o ciclo se fecha", resume Anido. "Resolver o problema" significa propor um programa de computação (escrito em C, C++ ou Java) que executa corretamente para os dados dos juízes, desconhecidos dos times. Para elaborar estes programas, os competidores dispõem de apenas um computador e todo o material impresso que desejarem levar. Os melhores times da final brasileira se classificarão para a final mundial do ICPC.
Na final brasileira estarão os 50 times classificados na primeira fase, num total de cerca de 220 participantes entre competidores (150), técnicos, pessoal da organização e voluntários. Os times ficarão hospedados no hotel Blue Tree e a competição ocorrerá no Parque de Exposições Ney Braga (onde usualmente ocorrem leilões de animais). O diretor da final brasileira é o professor Jacques Brancher, da Universidade Estadual de Londrina. Mais informações sobre como participar da Maratona de Programação podem ser obtidas em nossa página: Maratona de Programação, ou na página do Facebook: Maratona Facebook.
Destaques

Projeto "Meninas Digitais"

Discussões, workshops e motivação

Estimular a presença das mulheres em cursos voltados à tecnologia: é com este intuito que o projeto "Meninas Digitais" foi lançado. Apoiado pela SBC e coordenado pelo professor Cristiano Maciel da UFMT, a iniciativa também conta com o auxílio de diversas empresas e instituições de ensino, que ajudam a viabilizar o “Meninas Digitais”.
O projeto é direcionado principalmente às alunas do ensino médio e tecnológico, para que conheçam melhor a área de informática e das Tecnologias de Informação e Comunicação, com o objetivo de motivá-las a seguir carreiras nessas áreas. O "Meninas Digitais" surgiu a partir de discussões noWomen in Information Technology (WIT), evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e à Tecnologia de Informação (TI) no Brasil – histórias de sucesso, políticas de incentivo e formas de engajamento e atração de jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à TI.
Entre as estratégias para consolidação do projeto, estão a realização de eventos pelo Brasil, em especial durante o WIT e nas Escolas Regionais, fazendo parcerias com instituições e empresas nacionais e estrangeiras, visita a escolas do ensino fundamental e médio para realização de atividades pertinentes ao projeto e criação de um site para compartilhamento de informações.
Já foram realizados diversos eventos no Brasil, como o workshop "Motivação de Adolescentes ao ingresso em TI", realizado em 2010, em Belo Horizonte (MG). Nesta primeira iniciativa, professores convidados debateram políticas para a inserção de jovens meninas na carreira de Tecnologia de Informação. No ano seguinte, foi a vez do fórum "Meninas Digitais" ser colocado em prática em julho de 2011, em Natal (RN). O encontro contou com a participação das alunas do projeto "Metrópole Digital", um projeto governamental direcionado a alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas; estes alunos ganham uma bolsa e participam de um curso à distância que engloba disciplinas da área de Ciências da Computação (programação OO, sistemas operacionais, lógica e matemática). Ainda em 2011, foi realizado o projeto "Mulheres na Computação", em Cuiabá (MT). No evento, foi realizada uma palestra motivacional ressaltando principalmente diferenças entre homens e mulheres, relatos de experiências de mulheres atuantes em TI, contando sobre suas carreiras e palestra sobre o que as mulheres têm a contribuir para a área de informática. Em julho deste ano, ocorreu mais uma vez o fórum Meninas Digitais, desta vez em Curitiba (PR). Moderado pelo prof. Cristiano Maciel da UFMT, o encontro contou com o painel "Projetos para Incentivo à Inclusão de Meninas na Computação: experiências e perspectivas".
A expectativa é que o projeto seja consolidado e ganhe cada vez mais reconhecimento a partir de práticas que difundam a importância das mulheres nos cursos de tecnologia e acabem com qualquer preconceito restante.
Destaques

ERI-MT

ERI-MT terá como tema "Múltiplas tecnologias: mobilidade e distribuição da informação"

Durante os dias 26 a 28 de novembro, será realizada a 3ª edição da Escola Regional de Informática da Escola Regional do Mato Grosso (ERI-MT 2012), em Rondonópolis. O tema proposto é "Múltiplas tecnologias: mobilidade e distribuição da informação", com o objetivo de discutir, em especial, o desenvolvimento e uso de aplicações que envolvam mobilidade, computação em nuvem e distribuição da informação.
O evento está sendo organizado pela UFMT (Campus de Rondonópolis) com o apoio da SBC e de sua regional no Mato Grosso. Palestras, sessão de pôsteres e minicursos serão promovidos durante o evento, em um formato que propicie a troca de experiências e conhecimento entre docentes e discentes do Estado.
Durante a ERI-MT 2012, o projeto Mulheres na Computação (MEC/PROEXT) do Instituto de Computação da UFMT/Cuiabá irá desenvolver atividades práticas e proporcionar debates sobre a "Inclusão de Gênero" nas áreas de Tecnologia da Informação.
Destaques

Simpósios 2012 - SBBD/WebMedia/SBSC

SBBD/WebMedia/SBSC 2012 em São Paulo - SP foi um sucesso

No período de 15 a 18 de outubro, foi realizado em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca, um grande encontro científico, congregando o 27º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2012), o 18º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2012) e o 9º Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos (SBSC 2012).
O evento atraiu mais de 500 participantes de todas as regiões do país e de diversos países do mundo. A realização conjunta dos três simpósios permitiu uma grande interação entre os pesquisadores destas áreas, todas elas voltadas à gestão colaborativa da informação em suas diferentes formas.
Em 2012, o SBBD teve como Coordenador de Programa o professor Marco Casanova, da PUC-Rio, e como Coordenador da Organização Geral o professor João Eduardo Ferreira, do IME-USP. O homenageado desta edição foi o professor Altigran da Silva, como destaque nacional na área de bancos de dados e recuperação da informação. Altigran, que também é diretor de Eventos e Comissões Especiais da SBC, fez uma palestra magistral intitulada "Explorando Dados Estruturados em Conteúdo Textual da Web: Métodos,Técnicas e Aplicações". Também ocorreram as falas e tutoriais dos professores Amr El Abbadi e Markus Schneider.
Ainda dentro do SBBD 2012, foi realizado o já tradicional jantar do WOMB (WOMen in dataBases), que reúne mulheres que fazem pesquisa em bancos de dados. Trata-se de um grupo crescente de professoras e alunas que, além de suas pesquisas científicas, dedicam-se à importante atividade de atrair mais mulheres para o setor da computação. Em 2012, o WOMB homenageou a professora Ana Carolina Salgado, da UFPE (e diretora de Diretora de Planejamento e Programas Especiais da SBC) por sua atividade científica na área.
O local escolhido para sediar o próximo Simpósio Brasileiro de Banco de Dados já está definido: o SBBD 2013 será em Recife!
Maiores informações sobre o SBBD/WebMedia/SBSC 2012:
Site dos eventos
Fotos
Palestras, tutoriais e trabalhos premiados
Detalhes de todos os artigos do SBBD 2012 e textos de minicursos
Destaques

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.