CONTATO | SIGA A SBC

 

 

Notícias SBC

Número 55 - Ano 2015

Destaques desta edição

 

Presidente da SBC no RIO INFO 2015

Evento que conta com a presença de empresários, acadêmicos e profissionais, o RIO INFO é um espaço para apresentação de novas ideias e troca de experiências na área de Informática.

Este ano o Prof. Lisandro Granville, presidente da nossa Sociedade, participou do evento e durante entrevista comentou um pouco sobre a relação academia e mercado de trabalho. Confira:


Destaques

 

CBIE 2015 inova e traz cerca de 150 pesquisadores da comunidade da América Latina (LACLO) e promove um dia de Informática na Educação na Praia em Maceió

O CBIE é um evento de âmbito internacional que congrega, em sua 4° edição, os eventos mais antigos de Informática na Educação do Brasil: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o XXI Workshop de Informática na Escola.

Segundo o professor Ig Ibert Bittencourt, Coordenador do evento, em 2015 o CBIE obteve um recorde de submissões de trabalhos e há expectativa de mais de 1.000 participantes no evento. Para Bittencourt um dos grandes desafios é fazer jus ao tema do evento: Ciência, Inovação e Empreendedorismo: Integração Latino-Americana pela Educação, onde o foco principal é de fato promover ciência, inovação e empreendedorismo de forma integrada com a comunidade da América Latina.
Desta forma, o professor destaca algumas ações:
1.    Foi criada uma mesa-redonda para discutir e prospectar os próximos 25 anos de pesquisa na área;
2.    Foi definido o Painel de Políticas de IE com temática Inovação e Criatividade na Educação Básica;
3.    Foi criado um concurso de soluções educacionais (Apps.Edu), onde haverá 50 apresentações de produtos e protótipos;
4.    Houve integração com a comunidade da América Latina (LACLO), e estima-se em torno de 150 pesquisadores;
5.    Houve inovação e decidiu-se substituir o jantar do evento por um dia na praia de Ipioca no Hibiscus (Informática na Educação na Praia);
6.    A organização do evento ainda trouxe a FIEA/SESI/SENAI de Alagoas, SEBRAE-AL e SENAC-AL como patrocinadores e parceiros do evento.
Não há dúvidas de que o CBIE 2015 tem tudo para ser um sucesso. Participe!

O evento acontece em Maceió de 26 a 30 de outubro. Associados à SBC têm descontos em todo o período de inscrição (15/04 à 30/10/2015).
Mais informações acesse: http://ic.ufal.br/evento/cbie_laclo2015/

Destaques


Diretor da SBC é indicado para o Conselho da IFIP

O Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da SBC, Raimundo José de Araújo Macêdo assumiu recentemente lugar no conselho da International Federation for Information Processing - IFIP.

Em decorrência da vacância de um dos conselheiros, o presidente da instituição, Leon Strous, indicou Macêdo para assumir a vaga no conselho, composto por 8 membros. A indicação ocorreu durante a Assembleia da IFIP, nos dias 9 e 10 de outubro em Daejeon, Coréia do Sul, onde Macêdo esteve presente, e foi aprovada por unanimidade.

Também foi dada a posse ao novo presidente eleito para 2016, Mike Hinchey, que até então atuou como chair da Assembleia Técnica e Vice-presidente.

Na Assembleia, além de assuntos corriqueiros como aprovação de contas, relatórios de gestão, planejamento dos principais eventos, também foram tratados assuntos de impacto internacional como:

•    Os novos acordos da IFIP com INRIA para manter uma digital library, e com a SPRINGER para que todas as suas publicações sejam OPEN ACCESS (2015 a 2019).
•    O surgimento de dois novos grupos temáticos dentro da IFIP: Prevenção e Gestão de Desastres e Human-centric Could Computing, onde foram identificados nichos de atuação que desencadearão novas conferencias mundiais patrocinadas pela IFIP. Em especial, The First Conference on Disaster, International Conference on Natural Disasters and Emergency Management (ICNDEM 2015), que acontecerá em novembro deste ano em Sophia, Bulgária.
•    A aprovação de uma moção contra o uso de técnicas de Inteligência Artificial (AI) em armas baseadas em veículos autônomos, em adesão a um movimento mundial de cientistas das áreas de AI e Robótica.

Dentre todos os assuntos discutidos, o professor Macêdo destacou em seu relato a discussão e a aprovação da nova estrutura de Membership da IFIP, com as alterações do estatuto e do regimento. “Creio que a mudança será benéfica e várias associações e instituições internacionais já se posicionaram com interesse em aderir”, afirma o Diretor.

A IFIP é uma organização multinacional focada em Informação e Comunicação, Tecnologias e Ciência. Reúne mais de 3.500 cientistas da Academia e Indústria, mais de 100 Grupos de Trabalhos e 13 Comitês Técnicos. Os encontros objetivam o compartilhamento de experiências e a discussão de desafios e oportunidades na área.

Para informações sobre a IFIP acesse: www.ifip.org

Destaques



 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Eliana Silva de Almeida
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.