CONTATO | SIGA A SBC

 

Notícias SBC

Número 44 - Ano 2015

 

Destaques desta edição

 

Estão abertas as inscrições para a OBI 2015

A Olimpíada Brasileira de informática (OBI) é uma competição promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e organizada pelo Instituto de Computação da Unicamp, com apoio do CNPq.

Os interessados devem estar regularmente matriculados nos níveis de ensino: Fundamental, Médio e no primeiro ano Universitário. Cada nível tem sua modalidade e dificuldades distintas.

Para as modalidades iniciais, destinada aos alunos do ensino Fundamental e Médio, não é necessário saber programação, pois as provas serão feitas com papel e lápis abordando questões de lógica. Na modalidade de nível Universitário, os alunos precisam ter acesso a um computador com ambiente e conhecimento de programação.

Todos os competidores recebem certificado de participação e os melhores de cada modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores classificados serão convidados a participar da Semana Olímpica da OBI, que acontece na primeira semana de dezembro, com cursos de programação oferecidos pelo Instituto de Computação da Unicamp.

Na Semana Olímpica da OBI serão selecionados os membros da equipe brasileira que participarão da Olimpíada Internacional de Informática 2016, que será realizada na Rússia.

O objetivo da OBI é incentivar o ensino de Computação em geral, e em especial o ensino de resolução de problemas utilizando o computador.

Para mais informações acesse o site.

Destaques



Chamada para as JAI 2015

As Jornadas de Atualização em Informática (JAI) constituem um dos mais importantes eventos acadêmicos de atualização científica e tecnológica da comunidade de Ciência da Computação do Brasil. Ministradas por pesquisadores seniores, as JAI oferecem uma oportunidade única para acadêmicos e profissionais de informática atualizarem-se em temas diversos com líderes de áreas de pesquisa no Brasil.

As JAI, tradicionalmente realizadas em conjunto com o Congresso da SBC, são formadas por minicursos com duração de seis horas cada e focados em temas avançados que não fazem parte dos currículos regulares de cursos de graduação.

Como forma de registrar a criação da Comissão Especial e Grupos de Interesse da Área de Teoria da Computação realizados em 2014, este ano, dentre os minicursos selecionados no congresso pelo menos dois serão dessa área .

Na seleção dos minicursos serão levados em conta os títulos do palestrante, a competência demonstrada na sua área de atuação, a importância e a abrangência do tema proposto e o potencial para despertar o interesse de jovens estudantes e acadêmicos.

Mais informações você encontra no site.

Destaques

 

Está no ar o Software Livre

Blog criado e alimentado por colaboradores convidados da SBC, o Software Livre tem o intuito de abordar assuntos e vários aspectos que podem parecer confusos, de forma simples. O principal objetivo é difundir a cultura em questão, mostrando seu desenvolvimento e suas vantagens em relação ao modelo restritivo tradicional.

Motivados pela forma colaborativa com que o software livre é desenvolvido, os textos do blog serão escritos por pesquisadores do Centro de Competência em Software Livre da USP, do qual Alfredo Goldman, um dos colaboradores, é coordenador.

Acesse a seção Blogs no nosso portal e acompanhe as postagens.

Destaques

 

Comitiva da SBC faz visita técnica ao Recife

Os preparativos para o CSBC 2015 não param. Uma comissão da SBC desembarcou em Recife no dia 26 de fevereiro para uma visita técnica com a comissão organizadora do evento. Além de saber de novidades sobre o andamento do Congresso, a comitiva também foi ao Centro de Convenções de Pernambuco, local que irá abrigar o CSBC 2015.

A visita começou com uma reunião geral no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Participaram da reunião: o presidente da SBC, Paulo Cunha; Carlos Ferraz, diretor financeiro; Renata Galante, diretora administrativa; Altigran Soares, diretor de eventos e comissões especiais; Adriana Nowicki, supervisora administrativa; Fernanda Jorge, supervisora financeira; Sérgio Soares, coordenador geral do CSBC 2015; e Kiev Gama, coordenador operacional do evento.

Após a discussão sobre os próximos passos para a organização do Congresso, a comitiva seguiu para o Centro de Convenções de Pernambuco. Ao final, ficaram determinados os espaços que serão utilizados ao longo dos quatro dias do Congresso.

“É muito importante contar com essa visita in loco dos diretores da SBC, pois assim podemos tomar decisões com maior velocidade, além de todos conhecerem o local do evento e trocar ideias para tornar o CSBC 2015 ainda mais interessante”, afirma o coordenador geral, prof. Sérgio Soares.

Destaques

 

CSBC 2015 terá feira de robótica inédita

Os robôs estão totalmente inseridos no dia a dia das empresas, das indústrias e até mesmo da educação. A robótica, ciência que estuda a construção de robôs, envolve várias disciplinas como: engenharia, eletrônica, física, computação, entre outras. À primeira vista, construir um autômato pode parecer algo extremamente difícil e complicado, mas uma oficina de robótica promete mudar essa visão.

O evento será realizada dentro da programação oficial do 35º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2015), marcado para acontecer entre os dias 20 e 23 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco. A 1ª Oficina de Robótica do CSBC vai acontecer ao longo de dois dias, em um estande aberto, localizado no hall do Congresso. As inscrições (ainda sem data definida) serão realizadas pelo site do evento.

Cada dia será formada uma turma de 25 pessoas. Os participantes serão divididos em grupos, e cada grupo terá que desenvolver o seu robô, levando em conta aspectos como: design, tecnologia utilizada e conhecimento dos equipamentos empregados na construção do autômato.

“Nosso objetivo, com essa oficina, é fazer com que os participantes coloquem a mão na massa e desmistifiquem ideias preconcebidas sobre a robótica, além de contribuir para o desenvolvimento da internet das coisas e sua atuação na sociedade”, explica o pesquisador do C.E.S.A.R e coordenador da oficina, César França.

Ao fim do segundo e último dia da oficina, os robôs montados pelos grupos serão expostos para todos os participantes do evento. “Vamos mostrar que é possível desenvolver robôs que possam ser construídos em benefício da sociedade e que possam ser utilizados no dia a dia das pessoas”, diz César.

Destaques

 

 


Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.