CONTATO | SIGA A SBC

Notícias SBC 11/2013

Destaques desta Edição


SBC divulga lista de conferencistas seniores

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) divulgou no mês de fevereiro sua lista inicial de conferencistas seniores, que pode ser conferida no Portal da SBC. Ela contém o nome de quatorze pesquisadores que representam oito diferentes especialidades da Computação. No Portal, é possível ver a foto e consultar um breve currículo destes conferencistas. 

Esta compilação surgiu a partir de uma iniciativa da SBC de reunir em uma lista um conjunto de nomes de pesquisadores reconhecidos na área da Computação brasileira. O objetivo é que esta possa ser consultada por organizadores de conferências e palestras que estiverem buscando pessoas que se destacaram em seus campos para falar em seus eventos. 

O Vice-Presidente da SBC, Lisandro Zambenedetti Granville, foi o responsável pela organização inicial da lista. Ele entrou em contato com os coordenadores das Comissões Especiais da Sociedade, que representam as diversas especialidades e comunidades da Computação, solicitando a recomendação de dois nomes que tivessem reconhecimento dentro de suas áreas. Cada Comissão indicou seus representantes mais importantes e encaminharam seus nomes para inclusão no documento.

Esta compilação de conferencistas seniores é o passo inicial da SBC em um programa mais amplo e semelhante às iniciativas de distinguished speakers, por exemplo, da ACM e IEEE. Estas também listam os nomes de pessoas que se destacaram na área da Computação, para universidades, organizadores de palestras e corporações que tenham interesse em encontrar conferencistas para seus eventos.

Destaques

Discussão sobre MOOCs chega à lista da SBC

Os Massive Open Online Courses ou MOOCs, cursos oferecidos online e de forma gratuita de disciplinas de faculdade, tem sido amplamente debatidos quanto a sua utilidade e influência no Ensino Superior. Neste último mês, os membros da SBC-l, lista de discussões da Sociedade Brasileira de Computação, também começaram a tratar do assunto, pensando no papel dos MOOCs nos cenários internacional e brasileiro. 

Qualquer um que tenha uma conexão a Internet pode acessar gratuitamente todos os cursos e escolher aquele que lhe interessa. O que facilita a disseminação de conhecimento para uma quantidade de pessoas sem precedente.  Seguindo a tendência de estruturação dos MOOCs, foi lançado no Youtube um clipe que busca explicar de uma forma fácil, rápida e divertida os Massive Open Online Courses. 

Para saber mais sobre os MOOCs e o seu debate na SBC-l confira as matérias no Portal da SBC sobre as suas vantagens e desvantagenssua influência nas instituições de Ensino Superior.

Destaques

Fórum dos Coordenadores de PPGCC ocorre em Brasília

A Reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em Ciência da Computação, grupo de trabalho ligado à Diretoria de Educação da Sociedade Brasileira de Computação, será realizada em Brasília (Distrito Federal), no dia 20/03/2013.

Nesta oportunidade, serão discutidos os resultados do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação promovido pela CAPES; estratégias, dinâmica e ações para os grupos de trabalho definidos neste Fórum; bem como demais temas de interesse dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação no Brasil. A programação completa da reunião está disponível nosite da Reunião.

A coordenadora do fórum, Renata Mendes de Araujo, lembra que participação ativa dos coordenadores dos PPGCCs é fundamental para o andamento destas e outras atividades do Fórum.

Destaques

Congresso Brasileiro de Informática na Educação apresenta relatório de sua primeira edição

Neste início de 2013, as coordenadoras do primeiro Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ) e Flávia Maria Santoro (UNIRIO), apresentaram o relatório final do evento. Com quase 700 participantes, sendo 619 inscritos, mais palestrantes, convidados e equipe organizadora, o evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e buscou incentivar as trocas de experiências entre as comunidades científica, acadêmica, profissional, governamental e empresarial na área de Informática na Educação nacional e internacional. Além de ter buscado promover discussões e propor soluções para melhorias na educação com o apoio de Tecnologia.

O Congresso que ocorreu entre 26 e 30 de novembro do ano passado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi considerado por uma das organizadoras do evento, Claudia Motta, um marco para a área e para a SBC. Ele abrigou entre outros eventos o 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) e 18º Workshop de Informática na Escola (WIE), com o tema “Tecnologias da Informação e a Integração da Academia, Escolas, Governo e Empresas para uma Educação Sustentável.  
O CBIE teve mais de 30 sessões técnicas de apresentação de artigos do SBIE e do WIE, seis minicursos, seis workshops, três sessões da Mostra de Software, além de dois keynote speakers internacionais, dois palestrantes nacionais, dois painéis de discussões políticas e de diretrizes, sete sessões para escolher as melhores teses, dissertações e projetos de final de curso, sete sessões especiais para eleger os melhores artigos do SBIE, dois lançamentos de livros, 45 pôsteres para apresentação de grupos de pesquisa da área do país.

Os palestrantes internacionais que participaram do evento foram Stefano A. Cerri, Professor em Informática da Universidade de Montpellier e do CNRS na França, que tratou do empoderamento das comunidades humanas conectadas, e Sheizaf Rafaelli, Diretor do Centro Sagy para Pesquisa na Internet da Universidade de Haifa em Israel, que falou sobre a relação entre computares, redes, jogos e formas de compartilhamento de informações.  Os palestrantes nacionais foram a pesquisadora e professora Carla Verônica Machado Marques, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ, que falou sobre a neuropedagogia, tratando da educação como ciência, e Alfred School Franco, biólogo e neurocientista, que tratou da cognição e das tecnologias, falando sobre o uso de diferentes mídias e os processos de aprendizagem e memória. 

Todos os eventos passaram pela aprovação da Biblioteca Nacional e tiveram ISSN. A Jornada de atualização em Informática na Educação teve uma versão impressa e uma versão na WEB . Os anais doSBIEWIEWORKSHOPS podem ser conferidos online.

Destaques

 

 

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Setor 4 - Prédio 43.412 - Sala 219
Caixa Postal 15012 - CEP 91.501-970 - Porto Alegre - RS
Fone/Fax (51) 3308-6835 / (51) 3308-7142
Direção de Conteúdo: Sílvia Matos (DRT: 3665/PE)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.