CONTATO | SIGA A SBC

Caros(as) Associados(as) da SBC,

 

Sabemos dos enormes desafios em adiar eventos presenciais diante das incertezas sobre a curva de propagação e repercussões da covid-19 no Brasil e no mundo, no ano de 2020.

 

Para garantir o fluxo de produção científica, nas recomendações aprovadas pelo Conselho da SBC, incluímos a alternativa da utilização dos meios digitais, sem a presença física. Vejo, no entanto, que muitos dos colegas preferiram a alternativa do adiamento do encontro presencial, deixando a fixação de datas para momento futuro indefinido. 

 

Caso as incertezas persistam por muito tempo, com retração econômica forte e grande quantidade de eventos competindo pelos mesmos espaços físicos, a realização online poderá vir a ser uma alternativa concreta a ser considerada (mesmos para os que já optaram pelo adiamento). Dependendo do formato e dinâmica adotados, para mitigar os efeitos negativos dessa alternativa não presencial, poderíamos ter sessões presenciais nos eventos de 2021 dedicadas às conferências realizadas por via digital em 2020. Assim, daríamos aos autores de 2020 a oportunidade do encontro, discussões e formação de redes de colaboração que estamos acostumados. Essa é apenas uma sugestão adicional a ser considerada caso optem pelo evento online, no escopo das recomendações realizadas anteriormente.

 

Saudações e cuidem-se.

 

Raimundo Macêdo
Presidente da SBC
20/03/2020