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Componentes internos e externos do sistema serão colocados à prova com o objetivo de corrigir eventuais vulnerabilidades detectadas.

 

Estão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para investigadores no quarto Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação. O evento será realizado de 28 a 30 de novembro, das 9h às 18h, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Serão objeto de teste os sistemas eleitorais utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna e seus softwares embarcados.

O teste é voltado a estudantes e profissionais da área de Tecnologia e Segurança da Informação e demais interessados no tema. Na ocasião, os investigadores tentarão atacar a urna e seus componentes internos e externos, com o objetivo de descobrir e, dessa forma, corrigir vulnerabilidades do sistema com relação à possibilidade de violação de resultados e quebra do sigilo do voto.

Os componentes que serão alvos de ataque são: Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (GEDAI-UE); Software Básico da Urna; Software de Carga (SCUE); Gerenciador de Aplicativos (GAP); Software de Votação (VOTA); Recuperador de Dados (RED) e Sistema de Apuração (SA); Sistemas Transportador - RecArquivos e InfoArquivos -; Subsistema de Instalação e Segurança (SIS) e Kit JE Connect, além da urna modelo 2015, com seus respectivos firmwares e mídias eletrônicas.

A Comissão Avaliadora será formada por dez profissionais de diversas áreas, com o objetivo de tornar a equipe heterogênea e independente para acompanhar o teste. Para compô-la, foram convidados acadêmicos da área de Tecnologia, especialistas da área de Física, Criptografia e Engenharia, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Congresso Nacional e da Polícia Federal, além de uma juíza federal que atua no TSE.

 

Participação

O TPS terá no máximo 25 pessoas participantes, sendo que a participação poderá ser individual ou por meio de grupo de investigadores, cada qual contendo de 2 a 5 membros.

A solicitação para participação no evento é dividida em duas etapas. Na primeira, o candidato deve preencher o formulário de pré-inscrição. Na segunda, deve ser apresentado um Plano de Teste - documento com o detalhamento de como se daria a tentativa de violação do sistema eletrônico de votação.

Os microcomputadores a serem disponibilizados pelo TSE, a urna eletrônica e os demais equipamentos serão lacrados ao término da fase de preparação. Esses equipamentos terão sua integridade verificada no dia do teste pelos investigadores e grupo de investigadores e pelos integrantes das comissões.

 

Prazos

O formulário de pré-inscrição preenchido, bem como os documentos comprobatórios exigidos, devem ser encaminhados ao TSE até o dia 10 de setembro. A publicação das pré-inscrições aprovadas ocorrerá no dia 14 de setembro.

Confira outras datas, prazos e regras no hotsite do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação 2017. 

 

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Por:

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