CONTATO | SIGA A SBC

Que as instalações do Centro de Eventos da PUCRS são amplas e modernas todo mundo sabe. Mas o que a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) conseguiu foi transformá-lo em um espaço interativo, com mais de 1,5 mil participantes, vindos de 25 estados brasileiros e de oito países — EUA, Portugal, Irlanda, Itália, Uruguai, Áustria, Espanha, Argentina — para trocar conhecimento e fazer conexões. Tudo isso ocorreu entre os dias 4 e 7 de julho durante a realização do 36º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), principal evento da área no Brasil que reuniu mais de 250 entidades e empresas Dell, EMC2, GE, ADP, DBServer, Kobe, além de instituições de ensino, órgãos de governo, entre outros.

Com o tema “Computação & Interdisciplinaridade, uma programação com 22 eventos e palestrantes de renome nacional e internacional, a SBC promoveu a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área de Computação, mas foi muito além disto. As atividades, palestras, debates, cursos, oficinas e workshops proporcionaram uma verdadeira imersão no universo da tecnologia, em diversos segmentos e para os mais diferentes públicos. A proposta foi discutir temas relacionados com o futuro da Computação no Brasil e como este segmento se interconecta com diversas atividades da sociedade.

Para fazer um balanço dos resultados do evento, a SBC já recebeu mais de 300 avaliações que apontaram o índice de 94,3% de avaliação do congresso em geral como ótimo ou bom, e  94% sinalizaram a organização como ótima ou boa. Outro dado é que 96,5% consideraram o local e a infraestrutura como ótimo ou bom.

Para o coordenador-geral do CSBC, Avelino Zorzo, professor da PUCRS com pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University, os objetivos foram todos ultrapassados, tanto em termos de público, visibilidade e satisfação dos participantes. “Diversos pontos foram definidos nos eventos, entre os quais podemos destacar o encaminhamento sobre o ensino de Computação na Educação Básica, a revisão de currículos nos cursos de graduação, a consolidação da Computação como área interdisciplinar e o fortalecimento na cooperação academia e indústria”, enfatiza.

Entre os eventos mais citados pelos participantes, estão o Women in Technology (WIT), voltado exclusivamente para discutir as questões de gênero na área de computação. Nele foram apresentadas histórias de sucesso, políticas de incentivo, formas de engajamento e ações a fim de atrair jovens, especialmente mulheres, para as carreiras associadas à Computação. A palestra, durante o Workshop de Ensino de Computação (WEI), do professor Jeffrey Forbes, da Universidade de Duke (EUA), em que foi discutido o programa "Ciência da Computação para Todos", foi outra atividade que agradou ao público. A Fail.Con, conferência mundial para empreendedores, investidores, desenvolvedores e designers estudarem as suas falhas e se prepararem para o sucesso, também figurou entre os destaques da programação do CSBC.