CONTATO | SIGA A SBC

O universo da Computação é tão abrangente que nos impacta diariamente, de uma forma quase imperceptível. Mas como uma determinada promoção de algo que o consumidor buscou aparece, justamente, no feed dele no Facebook? O algoritmo – uma “receita” para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema – é o responsável por reconhecer o comportamento e preencher a timeline dos usuários da rede social de assuntos, supostamente, relevantes. No entanto, com a invasão de marcas e empresas na rede social, o Facebook acaba de anunciar uma alteração neste algoritmo.
 
Basicamente, a rede irá priorizar amigos e família na timeline das pessoas, antes de páginas de sites de notícias, por exemplo. “Esse fato terá um impacto grande na audiência de sites de notícias ou de determinados produtos , principalmente, os que têm mais acessos vindos de posts próprios na rede do que de compartilhamentos de seus seguidores. A mudança de algoritmo também deixa claro como a Computação afeta a vida das pessoas e a visão que um usuário de rede social tem do mundo”, explica o coordenador-geral do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), Avelino Zorzo, professor da PUCRS com pós-doutorado na área de segurança no Cybercrime and Computer Security Centre da Newcastle University. Segundo ele, para atingir objetivos de negócio, as marcas terão que fazer uma nova leitura do comportamento no Facebook e se reinventarem.
 
O assunto foi abordado durante o CSBC 2016, cujo tema foi “Computação & Interdisciplinaridade”. Entre a programação ocorreu a 5ª edição do BraSNAM – Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, o qual o objetivo principal é discutir avanços recentes em Computação para apoiar a análise de redes sociais.
 
Além disso, este evento tem como objetivo servir como um facilitador na troca de conhecimento e colaboração entre academia e empresas, ligando pesquisadores (de universidades e empresas) e profissionais que trabalham na área. Outro objetivo, que marca o caráter multidisciplinar do evento, é a tentativa de aproximar pesquisadores e profissionais que utilizam ou pesquisam Análise de Redes Sociais em outros domínios (como jornalismo, administração, marketing, saúde, defesa, etc), trazendo experiências, dados e novos desafios para o cenário brasileiro de Computação.