CONTATO | SIGA A SBC

No dia 29 de janeiro de 2016 aconteceu, em Manaus, o I Fórum Cunhantã Digital. Promovido pelo Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e apoiado pela Secretaria de Estado e Educação (Seduc), este Fórum contou em sua organização com os professores convidados Cristiano Maciel (professor UFMT, secretário SBC e coordenador do programa Meninas Digitais), Tanara Lauschner (coordenadora do Programa Cunhantã Digital), Fabiola Guerra Nakamura (coordenadora geral do Forum e professora da UFAM), Rebecca Garcia (Superintendente SUFRAMA) e Rosiane De Freitas Rodrigues (coordenadora projeto SciTech Girls).

O I Fórum Cunhantã Digital é evento que tem como objetivo incentivar a atuação do sexo feminino nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta primeira edição o fórum reuniu educadores, estudantes de graduação, profissionais e pessoas de comunidades em geral com interesse no segmento de novas tecnologias. Inspirado no movimento nacional Meninas Digitais, coordenado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),  este primeiro Fórum desenvolveu um espaço de divulgação e troca de experiências sobre a temática, destacando a importância da integração entre homens e mulheres nesse campo de atuação.

“A falta das mulheres atuando na área de novas tecnologias é um problema, pois as habilidades que homens e mulheres têm se complementam no ambiente de trabalho. Com base nisso, começamos a fazer debates, fóruns de discussão com essa temática e em 2015, a SBC decidiu que seria um programa oficial e iríamos juntos fazer mais ações que possamos mostrar às mulheres o que são as áreas de exatas e que isso também é coisa de menina”, explica o professor doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Secretário SBC, Cristiano Maciel. Segundo ele a ideia é mostrar que o segmento das novas tecnologias também têm espaço para as mulheres.

Saiba mais sobre as Meninas Digitais em: https://sbcmt.wordpress.com/meninasdigitais/