CONTATO | SIGA A SBC

Visando assegurar a originalidade e qualidade de suas publicações, o respeito e a proteção aos direitos de autoria e reforçar sua preocupação com a ética e a transparência, a SBC torna pública à sua comunidade uma primeira versão do Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC. A SBC convida os seus associados para opinar e contribuir para a redação deste documento, que servirá de base para toda publicação ligada à SBC.

Para criação da versão inicial deste documento, a SBC montou uma comissão formada em 13 de setembro de 2019, composta pelos professores Raimundo José de Araújo Macêdo (Presidente da SBC), André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho (Vice-Presidente), Cristiano Maciel (Diretor de Eventos e Comissões Especiais), Wagner Meira Jr. (Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas), José Viterbo Filho (Diretor de Publicações) e Renata Galante (Diretora Administrativa). Na elaboração deste texto foram consultados códigos semelhantes adotados por sociedades similares à SBC. 

A SBC entende que uma das principais formas de difundir o conhecimento científico é por meio de sua publicação. Uma boa publicação pressupõe o comportamento ético, honesto e responsável dos autores e dos revisores. Para isso, a proposta do documento é evidenciar e identificar boas práticas a fim de evitar plágio, autoplágio e submissão múltipla. O documento trata ainda da identificação indireta de autoria em submissões cegas (blind) e da replicabilidade dos trabalhos experimentais.

Esta consulta ficou aberta aos associados de 22/06 a 22/08/2020 (dois meses), depois, estimamos até três semanas para tramitação na diretoria e no conselho, seguido de votação pública em assembleia por meio digital.

 

A participação dos associados é muito importante para que possamos construir uma base cada vez mais forte de conhecimento.

Clique aqui para ler na íntegra a proposta de Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC e fornecer as suas considerações.

 

Sociedade Brasilera de Computação