CONTATO | SIGA A SBC

A pandemia de Covid-19 tem causado muitas dificuldades para as escolas. Muitas têm relatado que seus alunos não têm acesso adequado à internet para fazer prova online, e não podem aplicar a prova da Fase 1 presencialmente no calendário divulgado, pois as atividades presenciais estão suspensas. Assim, essas escolas pedem para adiar a data das provas. Por outro lado, algumas escolas estão preparadas para realizar a prova da Fase 1 online e até preferem aplicar a prova no calendário divulgado, pois no segundo semestre vai faltar datas para aplicação de provas das competições científicas. Assim, essas escolas pedem para não adiar a data das provas.

Considerando que a classificação dos competidores na Fase 1 é primariamente entre competidores de uma mesma escola (os cerca de 15% melhor classificados de cada escola são promovidos para a Fase 2), a Coordenação da OBI resolveu oferecer a realização das provas da Fase 1 em dois "Turnos" independentes. Ou seja, as escolas podem decidir realizar a prova da Fase 1 no calendário divulgado (Turno A, em junho) ou realizar a prova em data ainda a ser estabelecida (Turno B). As provas dos dois turnos serão diferentes mas com dificuldades similares.

Notem no entanto que cada escola vai poder participar apenas de um dos turnos. Não será possível alunos de uma mesma escola participarem de turnos diferentes. Vamos divulgar as datas do Turno 2 da Fase 1 no Calendário da OBI assim que for possível. Muito provavelmente as datas da Fase 2 serão também alteradas, mas pretendemos manter as datas da Fase 3 (a situação das escolas permitindo).

Esperamos que com a alternativa de dois "turnos" para a Fase 1 (Fase Local) mais escolas e competidores possam participar da OBI2020.

Para o "Turno A", as datas do calendário atual para a Fase 1 estão mantidas. Ou seja, Modalidade Programação dias 15 e 16/06/2020, Modalidade Iniciação 22 e 23/06/2020, podendo a prova ser realizada online ou presencialmente.

 

Postado por Coordenação da OBI