CONTATO | SIGA A SBC

Caro(a)  associado(a),

Graças ao trabalho aguerrido de uma comunidade ávida pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação nacionais na área de Computação, ao longo de seus 41 anos de existência, a SBC tornou-se uma das maiores e mais ativas sociedades científicas do Brasil, cobrindo virtualmente todas as áreas da Computação, com 27 Comissões Especiais e três Grupos de Interesse, e grande capilaridade territorial que conta com 25 Secretarias Regionais e 205 Representações Institucionais cobrindo todo o território nacional.

Além de trabalhar fortemente para influenciar as políticas nacionais do setor, nossos eventos e redes de colaboração, ao longo de todos esses anos, têm possibilitado o desenvolvimento científico e tecnológico, sendo o principal espaço nacional onde estudantes, cientistas e educadores da área de Computação, trocam e aprimoram seus conhecimentos e estabelecem redes de colaboração.

O presente agravamento da crise de financiamento da ciência e educação nacionais afeta, direta e indiretamente, as atividades da SBC, seja pela precariedade no fomento de eventos científicos promovidos pela SBC, seja pela diminuição drástica do financiamento de projetos de pesquisa e bolsas, de todos os tipos; recursos que viabilizam que pesquisadores e estudantes associados da SBC mantenham seus ritmos de participação em nossos eventos e grupos de trabalho.

Como a saúde financeira da SBC depende tanto da manutenção de sua rede de associados, quanto do nível de participação em nossos eventos, é inevitável que a crise coloque em risco nossas atividades  e, por consequência, a qualidade da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no Brasil na área de Computação e tecnologias relacionadas.

Dentro desse cenário, a SBC, por meio de sua Diretoria e Conselho, tem se manifestado em defesa das instituições de fomento e pelo restabelecimento do financiamento em ciência e educação nos níveis minimamente compatíveis com o potencial brasileiro. Para além dessas manifestações, a Diretoria da SBC vem também avaliando impactos e meios de minimizar os efeitos da crise em nossas atividades administrativas e científicas.

Sabemos que o desenvolvimento científico e tecnológico de uma nação depende de planejamento e ações de longo prazo, portanto, conclamamos os associados e associadas da SBC, indivíduos e instituições, para que se mantenham firmes em seus propósitos acadêmicos, científicos e tecnológicos, buscando alternativas criativas de enfrentamento da crise de financiamento, para não comprometer o trabalho de gerações futuras e, em última instância, o futuro do país nessa área tão estratégica para o desenvolvimento social, econômico e científico do Brasil.

A SBC continuará atenta, acompanhando os acontecimentos e discutindo estratégias que nos orientem na superação das dificuldades iminentes, com ações preventivas e pró-ativas que garantam a manutenção de nosso legado enquanto sociedade científica.

Raimundo José de Araújo Macêdo
Presidente da SBC