CONTATO | SIGA A SBC

Não se imagina hoje uma vida em sociedade sem as facilidades que as tecnologias da informação e comunicação têm a oferecer. Seja na vida pessoal ou profissional, a Computação se tornou uma comodidade, agindo, inclusive, como uma extensão dos sentidos. A Sociedade Brasileira da Computação tem apoiado em todas as suas frentes essa revolução, especialmente no contexto brasileiro, por meio da promoção dos eventos científicos e da atuação profissional no território nacional. Consideramos o futuro promissor e desafiador, sendo obrigação de toda a área de Computação extrapolar seus limites clássicos. Além da tecnologia em si, precisamos abordar tópicos como ética, responsabilidade social e sustentabilidade e, ao mesmo tempo, liderar as evoluções que estão por vir.

Entre todas as tecnologias digitais que ganham força no mundo, a Machine Learning (ou aprendizado de máquinas) é talvez uma das mais atraentes, pois de cararemete a temáticas já abordadas em livros de ficção, filmes e séries de TV. Hoje, a Machine Learning está presente em várias atividades privadas, de Ã³rgãos públicos e empresas de todos os segmentos de mercado, seja para planejar, produzir, vender ou se relacionar com seus públicos. É só pensarmos nos atendentes virtuais, robôs e softwares automatizadores de processos em empresas, entre outros.

Esta edição da revista da Computação Brasil aborda justamente esse assunto, trazendo artigos que mostram como nossos pesquisadores e instituições estão desenvolvendo aplicações voltadas a incluir o Brasil nesse caminho. A Revista pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

Para finalizar, reforço que está chegando mais uma edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que neste ano ocorrerá entre os dias 14 e 18 de julho, em Belém (PA), com o tema Computação e Responsabilidade Socioambiental.

 

 

Lisandro Zambenedetti Granville
Presidente da Sociedade Brasileira de Computação