CONTATO | SIGA A SBC

Hoje comemoramos 10 anos de publicação da primeira edição da Norma ABNT NBR 15606-2 - Ginga-NCL, para o Sistema Brasileiro de TV Digital. Trata-se de um case de pesquisa e transferência de tecnologia em escala sem precedentes na academia brasileira, liderado pelo Prof. Luiz Fernando Gomes Soares em seu Lab. TeleMidia/PUC-Rio e tantos parceiros.

Vale mencionar que a Norma recebeu várias atualizações ao longo desses anos e que esse legado tem ainda um caminho consistente para uma evolução em que vários dos associados da SBC, principalmente da Comunidade WebMedia, vêm discutindo e colaborando junto ao Fórum SBTVD.

Ginga-NCL é a máquina de apresentação de aplicações hipermídia no Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), hoje adotado em 14 países, como parte do padrão ISDB-T Internacional, e presente em mais de 50 milhões de dispositivos de recepção de TV. Também foi padronizado internacionalmente, não somente para a TV Terrestre (ITU-R BT.1699), mas também para IPTV (ITU-T H.761) e Sistemas Integrados Broadcast-Broadband (ITU-R BT.2075).

Ginga-NCL é o subsistema responsável pela execução de aplicações interativas escritas em Linguagem de Contextos Aninhados (NCL - Nested Context Language), uma linguagem declarativa, focada no domínio hipermídia. NCL conta com o suporte à inclusão de scripts Lua, como forma de adicionar poder de processamento imperativo, de propósito geral, às aplicações. 

As características de NCL a tornaram uma excelente solução para a interatividade em diversas plataformas, principalmente por: sua flexibilidade e extensibilidade; suas facilidades para reuso de código e de conteúdo; seu suporte a apresentações distribuídas em múltiplos dispositivos (segunda tela); sua capacidade de agregar adaptabilidade ao conteúdo, sensível ao contexto do usuário; seu suporte à modificação do comportamento das aplicações em tempo de execução; e, principalmente, sua habilidade intrínseca de definir facilmente relacionamentos espaço-temporais entre objetos de mídia, e que incluem, de forma homogênea, as ações de interação do usuário.

 

   Para conhecer mais detalhes, acesser a Norma na íntegra:
   Original (30/11/2007, com revisão 2008): http://www.abntcolecao.com.br/coltv.aspx?Q=CPORT15TR34&ID=1326 
   Mais atual, em vigor (19/02/2016): http://www.abntcolecao.com.br/coltv.aspx?Q=CPORT15TR34&ID=351837